Eventos com ações de prevenção à violência contra a mulher marcam fim da Operação Resguardo
Nesta terça-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, eventos com ações afirmativas e de prevenção à violência contra o público feminino marcam o fim da “Operação Resguardo” em Uberaba, no Triângulo Mineiro, e na capital Belo Horizonte (Praça da Savassi). A data também é a referência para divulgação do balanço da operação.
BH
Em Belo Horizonte, as forças mineiras de segurança estarão reunidas, das 9h às 13h, na Praça da Savassi, região Centro-Sul de Belo Horizonte, distribuindo informações. Além disso, equipes da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) vão orientar a população sobre os serviços disponibilizados.
O evento na capital também conta com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que fará distribuição de brindes e para as profissionais que trabalham nas lojas do entorno. Destaque, ainda, para apresentações de um grupo de mulheres, participantes de oficina de teatro desenvolvida pelo Programa Mediação de Conflitos da Supec, no Aglomerado da Serra. A oficina busca estimular o protagonismo feminino.
Uberaba
Na Praça Rui Barbosa, no centro de Uberaba, das 9h às 13h, o caminhão do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) – que reúne todas as forças de segurança – ficará estacionado durante a ação, realizando o monitoramento remoto dos portadores de tornozeleira por Lei Maria da Penha. As forças de segurança estarão reunidas na praça, distribuindo informações para a população.
Equipes da equipes da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) também estarão presentes, orientando a população sobre os serviços disponibilizados. Destaque, ainda, para outdoors com informações sobre ações de auxílio às vítimas de violência doméstica estampadas por toda a cidade.
Operação
A ofensiva de combate a crimes contra a mulher – Operação Resguardo – teve início em 7/2 e, desde então, integrou as forças mineiras de segurança e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Sejusp. Participaram da força-tarefa policiais civis, policiais militares, policiais penais, agentes socioeducativos, bombeiros militares, integrantes do MPMG e técnicos da Política de Prevenção à Criminalidade.
A Operação Resguardo foi demandada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e acontece em todo o território brasileiro.
Serviço
Dia “D” da Operação Resguardo
Data: 8/3/2022 (terça-feira)
Horário: das 9h às 13h
Belo Horizonte (MG)
Local: Praça da Savassi
Atendimento à imprensa: Fontes das forças de segurança estarão disponíveis para comentar a ação das 10h às 10h30. Estarão disponíveis o superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Bernardo Naves, e representantes de BH da PMMG, PCMG, CBMMG, da política de Prevenção à Criminalidade e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Jornalista da Sejusp no local: Dayana Silva: (31) 99471-4516
Uberaba (MG)
Local: Praça Rui Barbosa
Atendimento à imprensa: Fontes das forças de segurança estarão disponíveis para comentar a ação das 10h às 10h30. Estarão disponíveis o diretor de Planejamento Integrado da Sejusp, Alexis da Silva, e representantes da PMMG, PCMG, CBMMG e da política de Prevenção à Criminalidade na região.
Jornalista da Sejusp no local: Poliane Brandão: (31) 98615-0538