Faop entrega pinturas restauradas à Paróquia N. Sra. do Pilar, de Ouro Preto
A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) entregou seis pinturas restauradas à Paróquia Nossa Senhora do Pilar, de Ouro Preto. As obras foram recuperadas por estudantes do Curso Técnico em Conservação e Restauro, sob supervisão do professor Silvio Luiz Rocha Vianna de Oliveira e com apoio da equipe técnica.
Cinco dos quadros são de autoria do pintor José Gervásio: a tela “O Inferno”, restaurada pelas alunas Thaís Lino, Sarah de Paula e Dayane Milagres; o quadro “O Paraíso”, por Marcelo Guedes e Maria Brumano; a obra “A Morte”, por Vinícius dos Santos e Lara Garcia Miranda; “O Juízo Final”, por Adriana Borsoi e Júlia Valentin; e o “Retrato”, por Maria do Carmo de Souza e Aryanne Félix. A tela denominada “Retrato”, de autoria do artista Honório Esteves, foi restaurada por Rafael Alves.
A presidente da Faop, Julia Mitraud, ressalta a importância dessas restaurações para a formação dos alunos e para as comunidades atendidas. “Esse importante trabalho desenvolvido dentro do Curso Técnico em Conservação e Restauro permite, não só em Ouro Preto, mas em todo o estado, que as comunidades atendidas tenham os seus patrimônios preservados. Ao mesmo tempo em que os alunos têm a oportunidade de construir uma formação sólida, a gente pode contribuir para a preservação de vários acervos”, destaca.
O pároco da Basílica Matriz Nossa Senhora do Pilar, Marcelo Santiago, agradece a parceria. “Com esse trabalho, podemos resguardar a memória religiosa, histórica e cultural para o presente e para o futuro, o que marca bastante a vida da nossa cidade”, afirma.