Faop inaugura exposições com obras inspiradas no cotidiano

  • ícone de compartilhamento

A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) inaugura, nesta sexta-feira (29/4), a partir das 17h, duas exposições na Galeria de Arte Nello Nuno. “Principum”, do artista Gerson Flores, e “TrajHistórias” de Reginaldo Luiz Cardoso e Marcelo Santos, serão abertas ao público, com entrada gratuita, em Ouro Preto.

As exposições levarão os visitantes, de maneiras distintas, a uma viagem sensível pelo cotidiano, a partir do olhar único de seus criadores. Reginaldo e Luiz são fotógrafos mineiros e Gerson é um artista em situação de rua em Belo Horizonte.

Gerson irá expor em uma galeria pela primeira vez. Para Alexandre Mascarenhas, curador da mostra, a arte de Gerson Flores precisa ser vista. “Sua obra não segue tendências, preceitos ou normativas academicistas. Não segue padrões técnicos ou tecnológicos. Não possui caráter oficial aos princípios estilísticos de um determinado período da história da arte. É atemporal à sua história de vida e contemporâneo em seus suportes, dimensões e traços”, afirma.

TrajHistórias

Marcelo Santos e Reginaldo Luiz Cardoso apresentam em TrajHistórias dois ensaios fotográficos que se sobrepõem no que diz respeito a seus olhares sobre o mundo. O ensaio de Marcelo é centrado na fotografia de rua e mostra flashes, instantâneos da vida na cidade, com fotografias que prometem encantar os visitantes. Já Reginaldo aponta para aquilo que está à frente do cotidiano das cidades e das pessoas, mas que não é percebido, seja pela pressa ou pela falta de sensibilidade visual.

A exposição fotográfica referente ao Projeto “TrajHistórias” é composta por  30 fotografias digitais pertencentes aos acervos dos artistas (15 fotografias de cada um), feitas em suas incursões pelas cidades.

As exposições ficarão em cartaz até o dia 29/5 na Galeria de Arte Nello Nuno, com entrada gratuita e seguindo as atuais orientações contra a covid-19.

Serviço

Exposições:Principium e TrajHistórias

Abertura: 29/4/2022 (sexta-feira)

Horário: 17h

Visitação: de terça-feira à sexta-feira, das 9h às 12h, e das 13h às 17h;  sábado e domingo, das 14h às 18h

Local: Salas 1 e 2 da Galeria Nello Nuno da Faop; Rua Getúlio Vargas, 185 – Centro – Ouro Preto/MG

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

O evento seguirá medidas de prevenção contra o avanço da covid-1