Faop restaura fotografias de escola centenária

A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) restaurou e realizou a entrega de 12 fotografias que pertencem ao acervo da Escola Municipal Alfredo Baeta, de Ouro Preto que completa 100 anos neste 2020.

As molduras foram restauradas por alunos da turma 43 e as fotos pela turma 44 do Curso Técnico em Conservação e Restauro. Todos os trabalhos receberam a orientação de professores e o apoio de técnicos em restauro da instutuição.

Memória

As fotografias representam ex-diretores da escola, além do próprio Alfredo Baeta, político, engenheiro e professor que ajudou a fundar a instituição. A diretora da instituição, Maria Regina Gonzaga, comentou que “a restauração deste acervo tem o objetivo de resgatar a história da instituição para contextualizar o seu centenário”.

A vice-diretora Ana Maria Gallisa ressalta a importância do trabalho de restauro. “Agradecemos toda a dedicação dos alunos e da equipe da Faop no processo de recuperação dessas fotografias, material que representa a preservação da memória de pessoas que tanto se dedicaram à escola”, registra.

Prevenção

Representaram a Faop durante a entrega a coordenadora do Núcleo de Conservação e Restauração, Ana Paula Mendes, e a técnica em restauro Elisa Diniz, em cerimônia com equipe reduzida por conta dos cuidados de prevenção ao coronavírus (Covid-19).