Fapemig discute ciência e produção de alimentos em live
O Brasil ocupa uma posição privilegiada na produção de alimentos, com capacidade de atender à demanda interna e, ainda, vender o excedente para outras nações. Segundo o relatório “Perspectivas Agrícolas 2020-29”, publicado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o país continuará a ampliar seu peso no comércio agrícola mundial. Ao mesmo tempo, cresce a preocupação de consumidores em relação ao meio-ambiente.
O estudo aponta, ainda, que o Brasil já superou os Estados Unidos como maior produtor e exportador mundial de soja nos últimos anos. A previsão do relatório é de que, na próxima década, tenhamos uma taxa de crescimento anual superior a dos estadunidenses na produção. Para debater o assunto, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) realiza, em 27/1, às 10h, a live “Como a ciência ajudou o Brasil a se tornar uma potência na produção de alimentos”.
O evento será transmitido pelo perfil da Fapemig no Instagram (@fapemig) e terá participação do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Vilela.
Segurança alimentar
No século XXI, o conceito de segurança alimentar extrapola a ideia da garantia de alimentação de boa qualidade a todos, demandando de tecnologias, conceitos e metodologias uma produção mais sustentável. Com isso, mais do que evitar problemas, como o desmatamento e a poluição decorrentes do uso de agrotóxicos, há a necessidade de também se considerar questões sociais na produção de alimentos.
Para o presidente do CNPq esse é um “desafio enorme”, que envolve empresas, produtores, além da ciência. A pesquisa é responsável pela criação de novas sementes, métodos de controle de pragas, conservação de alimentos, desenvolvimento de embalagens e adubações menos poluentes, além de contribuir para a redução dos custos de produção, com o desenvolvimento de máquinas agrícolas.
Serviço
Live Fapemig
Data: 27/1 (quarta-feira)
Horário: 10h
Transmissão: clique aqui