Fapemig disponibiliza painel de indicadores on-line

  • ícone de compartilhamento

Qual o valor investido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) nos últimos dez anos? Como é a distribuição dos valores financiados, por instituição e por área do conhecimento? Qual o perfil dos pesquisadores beneficiados? Esses são alguns dos dados disponibilizados pela fundação na seção “Resultados” de seu site institucional.

Lançado nesta semana, o painel de indicadores reúne e disponibiliza informações sobre os apoios concedidos pela Fapemig na última década. “Essa é mais uma ação que busca dar visibilidade e transparência às ações de fomento a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) realizadas pela Fapemig no estado”, destaca o presidente da fundação, Paulo Sérgio Lacerda Beirão.

Como funciona 

Todos os dados que compõem o painel de indicadores foram retirados diretamente do sistema Everest, plataforma de submissão, gerenciamento e administração de informações da Fapemig. 

“As pessoas podem fazer pesquisas de acordo com seu interesse, cruzando diversos tipos de dados, como instituição, área de conhecimento, tipo de beneficiário e programas. As informações são úteis como instrumento de planejamento para instituições e pesquisadores, que conseguem observar o perfil dos financiamentos concedidos: áreas demandadas, programas com maior repasse de recursos, dentre outros”, explica o coordenador do Núcleo de Inteligência Organizacional e Gestão Estratégica da Fapemig, Fabiano de Souza Valentim.  

Transparência 

Além dos indicadores, a seção “Resultados” disponibiliza relatórios anuais de atividades, com um resumo das ações e dos resultados da agência mineira em cada ano; relatórios de programas; vídeos curtos com pesquisadores; e o Fapemig em Dados, com informações sobre financiamentos e atividades exercidas pela fundação.