Fapemig divulga aprovados da terceira fase do Programa Centelha

  • ícone de compartilhamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou a lista dos projetos aprovados e suplentes da Fase 3 do Programa Centelha. A iniciativa disponibiliza, ao todo, R$ 1 milhão para financiar propostas de inovação em Minas Gerais. Foram aceitas 50 inscrições, sendo que as 15 primeiras estão classificadas para receber os recursos.

Confira aqui a lista dos projetos aprovados.

Caso o proponente tenha fundamentos para contestar o resultado do julgamento desta fase, poderá apresentar recurso administrativo em até dez dias corridos. A Fapemig vai analisar os recursos interpostos e decidir por deferimento ou não em até oito dias úteis.

O Programa Centelha visa estimular o empreendedorismo por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos ou processos inovadores. O apoio financeiro se dá por subvenção. O objetivo é gerar e fomentar empresas de base tecnológica a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos de Minas Gerais.

De acordo com a organização do Centelha, foram 1.080 participantes cadastrados e 523 ideias inovadoras submetidas. “Mobilizamos o ecossistema de inovação e empreendedorismo do estado e tivemos projetos das mais diversas temáticas e de várias cidades mineiras”, conta o integrante do programa Thiago de Azevedo Morais.

O programa foi lançado em agosto de 2019 e promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Em Minas Gerais o Centelha é executado pela Fapemig.