Feam apresenta proposta de Fórum Mineiro de Energia e Mudanças Climáticas
A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) acaba de apresentar proposta para o novo Fórum Mineiro de Energia e Mudanças Climáticas, espaço mineiro com objetivo de promover discussões sobre os fenômenos globais de mudança do clima e a transição energética no estado. A apresentação ocorreu dentro da 22ª Reunião Ordinária da Câmara de Políticas de Energia e Mudanças Climáticas (CEM) do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), realizada na segunda-feira (26/10).
A proposta da Feam é que o novo fórum seja centralizador das discussões estaduais sobre mudanças do clima, com ampla representatividade de todos os segmentos da sociedade, capaz de ajudar na formulação e implementação de políticas públicas relativas à promoção da energia renovável e da eficiência energética, mitigação das emissões de gases de efeito estufa e adaptação aos efeitos da mudança do clima. O ideal, ainda, é promover a transição para uma economia de baixo carbono.
Interdisciplinar
O novo formato prevê a presença de 15 representantes do poder público estadual e mais 13 representantes de outros segmentos da sociedade, como academia, setor produtivo, ONGs, entre outros. A presidência será do vice-governador Paulo Brant e o comando da secretaria executiva ficará a cargo do presidente da Feam, Renato Brandão.
Segundo a chefe de gabinete da Feam, Letícia Campos, a instituição do novo fórum já está em andamento. “A proposta é que o fórum seja instituído por meio de um decreto do governador, cuja análise jurídica da minuta está em andamento”, afirma.
Energia
Durante a 22ª Reunião Ordinária da CEM/Copam também houve a apresentação do projeto Energia no Parque, parceria entre Feam, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Instituto Estadual de Florestas (IEF) que prevê a implantação de soluções de sustentabilidade energética no Parque Estadual Mata do Limoeiro, em Ipoema, distrito de Itabira, na região Central do estado.