Ferramenta “Clima na Prática” é apresentada em transmissão on-line ao vivo

  • ícone de compartilhamento

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e a consultoria I Care & Consult Brasil realizam, nesta quinta-feira (22/10), às 10h, o lançamento on-line da ferramenta “Clima na Prática”, instrumento mineiro adaptado de experiência francesa para aumentar a resiliência dos municípios em relação às mudanças climáticas.

A ferramenta busca auxiliar as cidades na elaboração de políticas públicas e ações estratégicas relacionadas ao clima em oito setores, considerando a transversalidade da temática das mudanças climáticas para o planejamento e desenvolvimento urbano sustentável.

A proposta é promover, de forma inclusiva, o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono, levando aos municípios possibilidades para que seus gestores sejam capazes de realizar, em nível local, ações, políticas e projetos voltados para a redução dos danos e implicações decorrentes da variação climática. Esse dispositivo já foi aplicado em cinco municípios mineiros em um projeto piloto em 2019. Foram feitas capacitações com gestores das cidades de Betim e Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Mariana, na Região Central, Janaúba, no Norte de Minas, e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.

Neste ano, a capacitação alcançou mais municípios da Grande BH, desta vez em parceria com a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O “Clima na Prática” foi apresentado aos membros dos Grupos de Acompanhamento da Revisão dos Planos Diretores de Raposos, Itaguara, Florestal e Taquaraçu de Minas, a que a Agência RMBH presta apoio técnico.

Agora, o “Clima na Prática” será lançado oficialmente para todos os municípios do estado, em um evento ao vivo, que será transmitido pelo canal Meio Ambiente Minas Gerais, no YouTube, e que pode ser acessado clicando neste link. O evento será das 10h às 12h. Quem desejar, pode também ser inscrever no webinar para receber o link de acesso diretamente por e-mail.

Para fazer sua inscrição, clique aqui.