Ferramenta sobre mudanças climáticas é escolhida com potencial para replicação em outros estados
A ferramenta Clima na Prática, desenvolvida pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) em Minas Gerais, foi escolhida, entre 69 projetos de 24 estados brasileiros sobre mudanças climáticas, como iniciativa com potencial de replicação em outras entidades federativas. A escolha foi feita pela Câmara Técnica da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e a apresentação será nesta quarta-feira (17/6).
O projeto será apresentado on-line a gestores ambientais de outros estados, dentro do tema “Estratégias dos Estados Brasileiros na Agenda do Clima", que vai tratar do papel dos estados no apoio ao desenvolvimento urbano sustentável e na agenda climática nos municípios. A ferramenta Clima na Prática ainda vai compor um documento que será disponibilizado pela Abema com boas práticas ambientais que já foram desenvolvidas no Brasil e que podem ser replicadas para outros estados.
A apresentação na Abema será feita pela coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas da Feam, Larissa Oliveira. Juntamente com o presidente da Feam, Renato Brandão, ela compõe o Grupo Técnico (GT) Clima, criado para discutir e escrever a Declaração de Recife, antes da Conferência Nacional de Mudanças Climáticas realizada em 2019.
O Clima na Prática é uma adaptação do Climat Pratic, instrumento já aplicado em municípios franceses e adaptado às especificidades de Minas Gerais, segundo as condições sociais, institucionais, econômicas e naturais do estado. Ele oferece aos gestores municipais diretrizes para a elaboração de seus Planos de Energia e Mudanças Climáticas Municipais, entre outras ações ou políticas capazes de reduzir as vulnerabilidades climáticas locais.
A ferramenta já foi aplicada em cinco municípios mineiros selecionados pela Feam: Betim, Governador Valadares, Mariana, Sabará e Janaúba. Os agentes municipais, não só do meio ambiente, mas também de secretarias que tivessem interface com o Clima na Prática, foram capacitados para o desenvolvimento de políticas públicas de combate às mudanças climáticas.