Fhemig comunica suspensão temporária de cirurgias no Hospital Júlia Kubitschek

  • ícone de compartilhamento

Diante da pandemia do novo coronavírus, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) anuncia, nesta segunda-feira (18/5), o início de obras essencuaus para ampliação dos leitos de Terapia Intensiva no Hospital Júlia Kubitschek (HJK). Estas obras serão realizadas em caráter emergencial, em 60 dias. Serão entregues 40 novos leitos, conforme o Plano de Capacidade Plena Hospitalar* (PCPH) da Fhemig. O projeto também inclui três novas salas para procedimentos no Bloco Cirúrgico.

A fim de garantir a assistência aos pacientes cirúrgicos comumente admitidos no Hospital Júlia Kubitschek, um plano de contingência foi pactuado com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e, durante a realização das obras, as unidades hospitalares da Rede Fhemig - Hospital João XXIII e Hospital Alberto Cavalcanti - serão responsáveis pelo atendimento referenciado ao HJK pela grade de urgência estabelecida. Parte da equipe médica de cirurgiões e anestesistas já se encontra trabalhando nestas unidades.

Essas adaptações no fluxo assistencial do paciente cirúrgico são temporárias e fundamentais na melhoria permanente da assistência aos usuários do SUS.

Hospital Júlia Kubitschek

O Hospital Júlia Kubitschek foi inaugurado em 1958 para o atendimento aos casos de tuberculose. Nos anos 1980, foi aos poucos mudando seu perfil assistencial e, hoje, é referência nas áreas de tisiologia, pneumologia e cirurgia torácica, atendendo ainda outras especialidades médicas (clínica médica, pediatria, cirurgia geral, obstetrícia, odontologia, pré-natal).

A unidade também atende as urgências e emergências em clínica médica, cirurgia geral, gineco-obstetrícia e neonatologia. Além disso, presta atenção integral aos pacientes com doenças complexas, como fibrose cística, hipertensão pulmonar e mioneuropatias. É considerado, ainda, hospital referência secundária em gravidez de médio e alto risco, com serviços de assistência integral à saúde da mulher e da criança.

(*) O Plano de Capacidade Plena Hospitalar (PCPH) se encontra disponível na página oficial da Fhemig: www.fhemig.mg.gov.br.