Fhemig destaca combate à covid-19 no Dia do Servidor Público

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Um grande contingente de servidores têm atuado na linha de frente de combate à covid-19, e também nos bastidores, para prover condições materiais e de atenção à saúde à sociedade. Neste Dia do Servidor Público (28/10), a Rede Fhemig destaca o trabalho de seus profissionais.

Juntos, ao longo dos sete meses de enfrentamento à pandemia, eles atenderam quase 7 mil casos suspeitos que chegaram aos hospitais. Realizaram, em média, 4 mil internações. No período, houve interação constante entre os mais de 10 mil servidores da assistência e os cerca de 2,5 mil profissionais que atuam nos bastidores, atuação que revela a capacidade de adaptação dos servidores a um novo cenário que exige, continuamente, respostas rápidas e efetivas, assim como ressalta e consolida o papel do Sistema Único de Saúde (SUS), do qual depende a maior parte da população brasileira, e que se revelou fundamental frente a uma das maiores ameaças à saúde pública da história recente.

Desafios

Segundo o presidente da Fhemig, Fábio Baccheretti, este ano, o Dia do Servidor é comemorado de forma especial. “Cada um dos servidores da Fhemig se adequou à nova realidade. Após sete meses de pandemia, eles mostraram capacidade de superar adversidades, desde a assistência direta até as áreas de apoio administrativo – fundamentais para que a rede funcionasse ininterruptamente. As mudanças de rotina, o momentos de medo e exaustão, as dificuldades cotidianas foram comuns para todos, e os nossos servidores responderam com compromisso, esforço e dedicação”, afirma.

Resposta coletiva

Diante da pandemia, os servidores da Fhemig apresentaram respostas que foram construídas, de forma coletiva e coordenada, numa luta contra o tempo e os desafios impostos pela doença. “Ficou evidente a importância e a necessidade da atuação sinérgica entre os profissionais assistenciais da linha de frente e os servidores executores de atividades fundamentalmente administrativas, que embora não realizem procedimentos ou atendimentos diretos à população, também se desdobram para viabilizar o provimento de insumos às unidades, recursos que impactam diretamente no atendimento aos pacientes”, resume a assessora da Diretoria de Gestão de Pessoas, Nathália Costa, responsável pela coordenação dos numerosos chamamentos emergências e editais elaborados pela Fhemig no enfrentamento ao coronavírus em Minas.

Repensar e reinventar

Na visão da coordenadora de Enfermagem e equipe multiprofissional da Diretoria Assistencial, a enfermeira Aline Mendes, a pandemia estreitou os laços entre as áreas da Saúde pública. “Houve uma necessidade de o servidor público repensar e reinventar as formas de enfrentamento das questões assistenciais e gerenciais. Sabíamos que a população em geral entraria em pânico e que precisávamos manter a calma para planejar insumos, equipamentos, materiais, medicamentos, recursos humanos e espaço físico necessários ao enfrentamento. Manter a equipe focada foi desafiador, pois estávamos diante de uma situação sem precedentes e decisões difíceis eram tomadas o tempo todo”.

A coordenadora da equipe de Fisioterapia do Hospital Júlia Kubitschek, Erika Inácio, destaca a Saúde pública no enfrentamento à covid-19: “A importância do SUS e dos servidores públicos foi mostrada na pandemia. O serviço público de Saúde é a segurança do acesso universal a saúde”, sintetiza a fisioterapeuta.