Fhemig presta atendimento gratuito a mulheres vítimas de violência sexual
A Fhemig oferece atendimento médico gratuito a mulheres vítimas de violência sexual, como estupro ou espancamento associado com atos sexuais agressivos. Elas podem procurar diretamente as unidades de atendimento relacionadas abaixo, que possuem plantão de 24 horas para esses casos. É ideal que a paciente tenha o Boletim de Ocorrência ou o encaminhamento do Instituto de Médico Legal para fazer o exame de corpo de delito.
Chegando ao hospital, a vítima deve se dirigir ao Pronto-atendimento para ser atendida pelo médico, que fará toda a profilaxia (medidas que podem evitar possíveis doenças causadas pela violência). São realizados exames laboratoriais, como de HIV e hepatites B e C, além de medicação necessária relacionadas às doenças sexualmente transmissíveis.
Depois do primeiro atendimento, os atendentes marcam nova consulta com um psicólogo, sexólogo e assistente social para o acompanhamento. O serviço atende mulheres que sofreram a violência no mesmo dia ou há mais tempo. Para o atendimento de urgência, a vítima deve ser levada para a unidade de atendimento.
Em casos graves, o acompanhante pode chamar ainda o resgate por meio do Corpo de Bombeiros (193) ou pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), através do 192.
Serviço
Fhemig - Atendimento a mulheres vítimas de violência sexual
Local: Hospital Júlia Kubitschek; Maternidade Odete Valadares, em Belo Horizonte
Atendimento: Gratuito
Documentos Necessários: Carteira de Identidade ou Carteira de Motorista ou Carteira de Trabalho