Filarmônica recebe o pianista russo Vladimir Feltsman

O pianista russo Vladimir Feltsman volta a se apresentar com a Filarmônica de Minas Gerais nos dias 11 e 12 de abril, às 20h30, na Sala Minas Gerais, e interpreta o “Concerto para piano em lá menor”, op. 16, de Grieg. O maestro Marcos Arakaki faz uma releitura da “Sinfonia em ré menor”, de Franck. Completa o programa a “Suíte festiva” do compositor carioca Ronaldo Miranda, composta para a visita do Papa João Paulo II ao país.

Antes das apresentações, entre 19h30 e 20h, o público poderá assistir aos Concertos Comentados. O palestrante desta semana é o próprio maestro Marcos Arakaki. As palestras são gravadas em áudio e ficam disponíveis no site da Orquestra.

Maestro Marcos Arakaki

Marcos Arakaki venceu o I Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes, promovido pela Orquestra Petrobras Sinfônica, em 2001. Desde então, tem dirigido as principais orquestras brasileiras, além da Filarmônica de Buenos Aires, de Kharkiv na Ucrânia, a Boshlav Martinu na República Tcheca, a Sinfônica de Xalapa e da Universidade Autônoma do México. Concluiu bacharelado em música pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e mestrado em Regência Orquestral pela University of Massachusetts. No Aspen Music Festival and School, EUA, recebeu orientações de David Zinman, Kurt Masur, Charles Dutoit e Sir Neville Marriner. Atuou como regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba e assistente da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). Como regente titular, promoveu uma elogiada reestruturação na Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem. Recebeu o Prêmio Camargo Guarnieri, concedido pelo Festival Internacional de Campos do Jordão, e gravou com a OSB a trilha do filme “Nosso lar”, composta por Philip Glass.

Pianista Vladimir Feltsman

O pianista e regente Vladimir Feltsman é um dos músicos mais versáteis e engajados de nosso tempo. Seu vasto repertório engloba a música do Barroco ao século XXI. Ele tem se apresentado com todas as grandes orquestras norte-americanas e nos mais prestigiosos palcos e festivais ao redor do mundo. Feltsman detém a Distinguished Chair de professor de Piano na Universidade do Estado de Nova York (SUNY), em New Paltz, e é membro da Faculdade de Piano do Mannes College of Music, na cidade de Nova York. Seu mais recente projeto, Masterpieces of the Russian Underground (“Obras-primas do Underground Russo”) revela um panorama da música russa contemporâne,a por meio de uma pesquisa sem precedentes de peças para piano e de câmara escrita por 14 compositores diferentes, desde Shostakovich aos dias atuais.

Serviço:

Série Presto

11/4  às 20h30

Sala Minas Gerais

Série Veloce

12/4 às 20h30

Sala Minas Gerais

Ingressos: R$ 46 (coro) R$ 52 (balcão palco) R$ 52 (mezanino), R$ 70 (balcão lateral), R$ 96 (plateia central) e R$ 120 (balcão principal) R$ 140 (camarote par). Meia-entrada para estudantes, maiores de 60 anos, jovens de baixa renda e pessoas com deficiência, de acordo com a legislação.

Informações para o público: (31) 3219-9000 ou www.filarmonica.art.br.