FJP promove seminário sobre déficit habitacional         

  • ícone de compartilhamento

Entre os dias 14 e 24/9, a Fundação João Pinheiro (FJP) realiza o “Seminário Internacional Pesquisa Déficit Habitacional e Inadequação de Moradias no Brasil: avanços e desafios”.

O evento tem o objetivo de debater princípios e conceitos de déficit habitacional para subsidiar o aperfeiçoamento conceitual e metodológico dos indicadores de pesquisa na área. As palestras serão transmitidas ao vivo pelo canal da FJP no YouTube.

Trabalho

Há mais de 20 anos, a Fundação João Pinheiro é responsável pelos cálculos do déficit habitacional e da inadequação de moradias no Brasil, contratados atualmente pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

O trabalho gera os principais indicadores paras as políticas habitacionais no país e, recentemente, forneceu dados para a criação do programa Casa Verde e Amarela, lançado pelo governo federal no fim de agosto.

Programação

De 14 a 17/9, serão apresentados três seminários on-line, das 14h às 17h, com especialistas nacionais e internacionais. As discussões estão divididas nos temas: 

1) Apuração do Déficit Habitacional e Inadequação de Domicílios e Nova Proposta Metodológica

2) Carências Habitacionais na América Latina: formas de cálculo 

3) Déficit Habitacional: Ônus Excessivo com Aluguel e o Mercado de Terras Urbanas 

Na semana seguinte, entre os dias 21 e 23/9, no mesmo horário, dois grupos de trabalho, subdivididos em seis temas, realizam as atividades: O GT1 - “Déficit Habitacional no Brasil” vai trabalhar com os subgrupos de coabitação familiar, ônus excessivo com aluguel urbano e adensamento excessivo em domicílios alugados e domicílios precários. Já o GT2 - “Inadequação habitacional no Brasil: situação atual e novas perspectivas, como mensurá-las?” terá os subgrupos inadequação fundiária, carência de infraestrutura e inadequação edilícia. 

Clique aqui para conferir a programação completa.

Serviço

Seminário Internacional da FJP

Pesquisa Déficit Habitacional e Inadequação de Moradias no Brasil: avanços e desafios

Datas: 14/9 a 17/9 (seminários on-line)

21/9 a 24/9 (grupos de trabalho)

Horário: 14h às 17h

Transmissão ao vivo: https://is.gd/YouTubeFJP

Programação completa: clique aqui