Fórum Permanente da Educação Inclusiva será lançado em evento sobre inclusão escolar

  • ícone de compartilhamento

Parceria inédita entre a Defensoria Pública de Minas Gerais e o Ministério Público de Minas Gerais resultou na criação do Fórum Permanente da Educação Inclusiva, iniciativa contínua para promover a inclusão escolar. O colegiado vai atuar na discussão, elaboração e implementação de medidas e políticas públicas que assegurem o acesso de pessoas com deficiência às salas de aula. O lançamento oficial do Fórum será no dia 28 de novembro no auditório do Crea.

Além da DPMG e do MPMG, o Fórum Permanente será aberto a toda a sociedade civil e contará com ampla participação de instituições ligadas aos Poderes Legislativos e Executivos, Estadual e Municipal, além de escolas, OAB, conselhos e profissionais de diversas áreas, sindicatos, pessoas com deficiência, associações de defesa e familiares das pessoas com deficiência.

“O fórum tem como objetivo envolver todos os atores ligados ao tema da Educação para a pessoa com deficiência, visando discutir de forma ampla e aberta o assunto e a tentar solucionar as questões que apareçam administrativamente, minimizando a necessidade de judicialização da questão”, frisa o coordenador da Defensoria Especializada na Pessoa Idosa e na Pessoa com Deficiência, defensor público de Minas Gerais, Estevão Carvalho.

Serão constituídas três comissões: Escolas Públicas; Escolas Especiais e Escolas Particulares, com objetivo de direcionar as discussões específicas e particulares de cada segmento escolar.

Lançamento

O Fórum Permanente da Educação Inclusiva será lançado na quinta-feira (28/11), em evento promovido pela Defensoria Pública de Minas Gerais e pelo Ministério Público estadual, reunindo autoridades e especialistas no tema.

O evento, aberto ao público, terá palestra da professora e psicopedagoga Ângela Mathylde Soares sobre “A inclusão como ferramenta de liberdade e comprovação de competência e habilidades”.

 

Serviço

 

Lançamento do Fórum Permanente da Educação Inclusiva

Data: 28/11/2019

Horário: 14h

Local: Auditório do Crea – Avenida Álvares Cabral 1.600, Santo Agostinho