Fundação Clóvis Salgado abre temporada de ópera 

  • ícone de compartilhamento

A Fundação Clóvis Salgado (FCS) apresenta neste sábado (23/10),  às 20h30, a primeira encenação na América da ópera Tolomeo e Alessandro, com música de Domenico Scarlatti e libreto de Giuseppe Capece. 
 
A obra, de 1711, representa também a primeira encenação no Brasil de uma obra da família italiana Scarlatti.

Por meio de música e poesia, são apresentadas questões humanas universais como o amor, o ciúme, a inveja, a ambição e a fraternidade.

Resultado da parceria cultural entre Governo de Minas (Secretaria de Estado de Cultura e Turismo / FCS), Consulado da Itália em Belo Horizonte e Opemg Cia de Ópera Barroca, a montagem de Tolomeu e Alessandro tem direção musical, artística e regência de Robson Bessa, direção vocal de Sérgio Anders e direção cênica de Francisco Mayrink.   
 
A encenação contará com a execução musical da Orquestra Barroca Musica Figurata, a mais antiga e mais importante orquestra especializada em música barroca de Minas Gerais. 

A proposta da montagem é mergulhar no universo da ópera barroca italiana por meio da obra de Domenico Scarlatti, filho de Alessandro Scarlatti, grandes compositores operísticos dos séculos XVII e XVIII. Nascidos na Itália, país onde surgiu a ópera, os Scarlatti foram fundamentais no desenvolvimento do gênero artístico que ganhou o mundo ocidental, sendo exportado para outros países, a partir do período barroco.
 
Versão adaptada
 
A partitura original de Tolomeu e Alessandro, redescoberta na Inglaterra em 1984, compreende uma ópera de 3h30. No entanto, a montagem no Palácio das Artes foi concebida para ser também o primeiro registro audiovisual do título. Assim, a obra original, que contém três atos, sofreu cortes substanciais para ser adaptada ao formato virtual e chegar ao tempo de aproximadamente uma 1h15.
 
Temporada virtual
 
Parte integrante da Temporada de Ópera 2021, a Academia de Ópera está em curso neste semestre com o “Ateliê de Criação: Dramaturgia e Processos Criativos”. Com curadoria do maestro Gabriel Rhein-Schirato e da encenadora de ópera Lívia Sabag. 
 
A programação também conta com a série de cinco episódios de "Ópera! O podcast da música lírica”, que tem concepção e direção de João Luiz Sampaio (jornalista e crítico musical) e Nelson Rubens Kunze (fundador, diretor e editor da Revista Concerto). Todos os episódios serão lançados quinzenalmente, nas principais plataformas, até o dia 25/11. 
 
A sétima arte também marca presença na Temporada de Ópera on-line 2021. Até dia 25/10 será exibida a Mostra de Cinema e Ópera, com curadoria da diretora cênica Julianna Santos.
 
A iniciativa tem correalização de Musica Figurata e pela Appa – Arte e Cultura, com o apoio cultural da Canção das Iluminurias. A apresentação é do Programa a Unimed-BH / Instituto Unimed-BH, e os patrocinadores são Cemig e AngloGold Ashanti, por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.
 
Serviço
 
Ópera Tolomeo e Alessandro
 
Data
: sábado (23/10/2021)
 
Horário: 20h30
 
Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes - Avenida Afonso Pena, 1.537 – Centro – Belo Horizonte (MG)
 
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada) - Venda na bilheteria do Palácio das Artes ou pelo site eventim.com.br