Fundação Clóvis Salgado chega aos 50 anos com atuação no mundo digital 

  • ícone de compartilhamento

Crédito: Paulo Lacerda

Instituição cultural que completou 50 anos no dia 10 de junho, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) está marcando a data no mundo digital em função das restrições impostas pela pandemia da covid-19. 

A programação e as homenagens recebidas são realizadas por meio de postagens no site e nas redes sociais da FCS. A comemoração do cinquentenário se estenderá por um ano e chega até o aniversário do Palácio das Artes, que completará cinco décadas em 2021.

Novo projeto

A FCS, instituição atuante na formação de artistas e público, tem se destacado no meio digital. Exemplo inovador é a produção de conteúdos artísticos por meio do projeto “Palácio em sua Companhia” – que integra o programa Arte Salva, do Governo de Minas.

O conteúdo é publicado diariamente nas redes sociais e traz vídeos dos artistas dos três corpos artísticos: Orquestra Sinfônica, Coral Lírico de Minas Gerais e Cia. de Dança Palácio das Artes. 

As apresentações englobam manifestações diversas no âmbito artístico e cultural, com materiais produzidos pelos professores e alunos do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart. 

Outra ação para marcar a data é a criação de uma nova identidade visual para a Fundação Clóvis Salgado. A Greco Design assina o projeto, inspirado na fachada do prédio do Palácio das Artes.

Histórico

A FCS  é responsável pela gestão do Palácio das Artes (PA) e também da Serraria Souza Pinto e da CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais. 

Referência nacional, o PA é considerado um dos raros espaços culturais públicos no país e na América Latina que reúne, em um mesmo local, diversos e significativos equipamentos como Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, PQNA Galeria Pedro Moraleida, Galeria Aberta Amilcar de Castro, Galeria Arlinda Corrêa Lima, Galeria Genesco Murta, Espaço Mari’Stella Tristão, Cine Humberto Mauro, Sala Juvenal Dias e Teatro João Ceschiatti. 

A instituição também gerencia três corpos artísticos: Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. A promoção de eventos com entrada gratuita ou a preços populares para facilitar o acesso de público intenso e diversificado à cultura é uma constante. Tem ainda entre suas atribuições a gestão do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, responsável por promover a formação em diversas linguagens artísticas e em Tecnologia da Cena. 

A Fundação Clóvis Salgado é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult)