Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais tem novo presidente

  • ícone de compartilhamento

Maior rede de hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) está com um novo gestor: o médico Fábio Baccheretti Vitor, que possui trajetória profissional construída quase integralmente na própria Fhemig.

Crédito: Alexandra Marques

Aos 35 anos de idade, Baccheretti é o mais jovem presidente da história da fundação. Ao longo de sua carreira, atuou no segundo maior hospital da Rede Fhemig, o Júlia Kubitschek (HJK), como clínico plantonista da Unidade de Emergência, coordenador de plantão, coordenador da Unidade de Emergência, assessor da Gerência Assistencial e, em atividade mais recente, diretor-geral do HJK, função que exerceu por 11 meses antes de assumir a presidência da Fhemig.

O novo gestor da Rede Fhemig combina uma trajetória executiva e um perfil eminentemente técnico. Baccheretti também é o representante dos hospitais públicos mineiros no recém-criado Comitê de Gestores em Saúde de Minas Gerais (Cogesmig), instituição privada, sem fins lucrativos, que busca promover o ensino e fomentar a inovação e as boas práticas de gestão em Saúde (pública, privada e suplementar).

“O que me trouxe até aqui foi saber ouvir as pessoas. Você precisa entender o problema e construir soluções de forma criativa”, pondera o presidente, que considera fundamentais o relacionamento interpessoal e a capacidade de ouvir com atenção todas as pessoas.  

Quanto aos planos de curto prazo para a instituição, o presidente revela que o seu maior desafio “é tornar a Fhemig mais sustentável e fazer melhor com os mesmos recursos”, aponta. Além disso, buscará melhorar os processos assistenciais, bem como otimizar a gestão de pessoas. Baccheretti afirma, ainda, que dará continuidade às melhorias já realizadas e que se mostraram efetivas.