Fundação João Pinheiro abre comemorações de 50 anos

  • ícone de compartilhamento

No dia 12 de dezembro de 1969, o Governo de Minas Gerais criou a Fundação João Pinheiro (FJP), instituição que iria fortalecer o Executivo estadual de forma inovadora na área de planejamento. Cinco décadas se passaram e hoje a FJP continua a ocupar importante espaço no contexto governamental. Para marcar a data, a instituição vai realizar uma série de eventos comemorativos com convidados que fizeram parte da história da fundação.

Abrindo a programação, na sexta-feira (8/11), às 9h, a FJP vai lançar a marca comemorativa do cinquentenário e, na sequência, receber o economista Paulo Haddad, ex-funcionário da casa, para ministrar a palestra “Fundação João Pinheiro: a trajetória dos processos de planejamento do estado de Minas Gerais”. O evento tem inscrições gratuitas neste link.

Palestrante 

Paulo Haddad é economista, com especialização em Planejamento Econômico no Instituto de Estudos Sociais de Haia, na Holanda, e professor emérito da UFMG. Foi ministro da Fazenda e do Planejamento, secretário da Fazenda e do Planejamento de Minas Gerais, consultor do Banco Mundial, dentre outras organizações públicas e privadas, nacionais e internacionais, e diretor da Análise Econômica Regional e Internacional (Aeri). 

História

No final da década de 1960, Minas Gerais passava por um amplo processo de modernização para fomentar o desenvolvimento econômico. Nesse contexto, o Sistema Estadual de Planejamento foi criado tendo a Fundação João Pinheiro como um de seus atores centrais.

Nessas cinco décadas, projetos de extrema relevância para Minas Gerais e para o Brasil foram criados e desenvolvidos pela FJP, alguns deles ainda em atividade. A instituição manteve as pesquisas nas áreas de Administração Pública, Economia, Saúde, Segurança Pública, Juventude, Turismo, Vulnerabilidade Social, Comércio Exterior, Demografia, Cultura e Economia Criativa, entre outras, e o desenvolvimento de planos diretores, planos de cargos, carreiras e vencimentos, e planos de desenvolvimento integrado para municípios e regiões.

Os projetos fornecem subsídios para que gestores públicos orientem suas ações e direcionem esforços e recursos de forma consistente para a formatação e execução de políticas e programas adequados às especificidades das diferentes regiões de Minas Gerais e do Brasil. Referência nacional em sua área de atuação, a FJP é vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Serviço

Abertura das comemorações dos 50 anos da Fundação João Pinheiro

Data: 8/11 (sexta-feira)

Horário: 9h

Local: Alameda das Acácias, 70, 2º andar, São Luiz, Belo Horizonte

Inscrições gratuitas: is.gd/fjp50anos