Fundação João Pinheiro abre inscrições para 13ª edição de extensão em gestão municipal  

  • ícone de compartilhamento

Fundação João Pinheiro (FJP) recebe, entre os dias 8 e 14/6, inscrições para a 13ª edição do Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal (Prinagem). 

O programa de extensão universitária da Escola de Governo da FJP envia alunos do curso de Administração Pública para permanecerem por quatro semanas nos municípios mineiros, desenvolvendo atividades relacionadas à gestão, processos e políticas públicas. Assim, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da gestão municipal, o estudante tem acesso à complexidade e dinâmica dos problemas públicos das administrações locais, além da oportunidade de aprender com os servidores municipais. 

Sob a orientação de professores, os alunos estão aptos a atuar na elaboração de leis orçamentárias e planos municipais; assessorar a  elaboração da carta de serviços municipais;  realizar o diagnóstico, mapeamento e proposição de melhorias de processos, especialmente em processos de licitação e compras, convênios e gestão de estoques; propor melhorias de serviços e políticas públicas; realizar o diagnóstico da gestão municipal; ministrar oficinas para servidores, secretários municipais e conselheiros de políticas públicas sobre temas diversos da administração pública; apoiar processos de gestão de pessoas (diagnóstico de clima organizacional e apoio na elaboração do plano de cargos e salários, por exemplo), entre outros. 

Inscrições  

O programa é aberto aos 853 municípios mineiros e os interessados podem se inscrever entre 8 e 14/6. A Chamada de Municípios 001/2022 com todas as informações sobre o programa, inscrições, seleção e responsabilidades dos envolvidos está disponível em http://fjp.mg.gov.br/prinagem/

Realização do Prinagem  

O número de municípios selecionados dependerá do número de estudantes que se inscreverem e forem selecionados para participar do programa de extensão. Organizados em duplas, eventualmente em trios, os alunos permanecerão nos municípios de 27/6 a 22/7/2022. 

Números 

O Prinagem teve início em 2016 e já realizou 12 edições, sendo oito presenciais, uma híbrida e três remotas, em 88 municípios, com a participação de 213 estudantes e 18 professores da FJP.