Funed discute experiências nas salas de vacina

  • ícone de compartilhamento

Fundação Ezequiel Dias (Funed) realizou, nessa quarta-feira (19/8), o evento digital “Lições aprendidas nas salas de vacinação: dez anos de experiência com a vacinação contra a doença meningocócica no Programa Nacional de Imunização (PNI)”, em parceria com a GSK. Direcionado a profissionais da Saúde, o encontro faz parte das comemorações dos 113 anos da fundação - único laboratório farmacêutico oficial no Brasil a produzir a vacina meningocócica C. 

Nessa década, a instituição entregou mais de 100 milhões de doses da vacina para serem distribuídas em todo país pelo PNI, do Ministério da Saúde. Coordenadora estadual do programa de imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Josianne Gusmão apresentou a experiência nas salas de vacinação, destacando fatores que favorecem e dificultam a imunização. 

Ela lembrou que o vacinador tem o papel de receber a população, por isso é importante que esse primeiro contato seja feito de forma acolhedora e instrutiva, para que seja possível sanar as dúvidas de cada cidadão. “A atualização desse profissional é outro ponto importante. Como o calendário é grande, o vacinador deve conhecê-lo bem e estar atento para que, no momento da imunização, também consiga atualizar o cartão de vacinas de outros membros da família que vão levar a criança”, destacou.

A importância de estratégias para garantir que a população seja vacinada, sobretudo durante a pandemia, também foi destacada pela coordenadora. “Foram usados pátios de escolas, de shoppings e outros ambientes para garantir que a vacinação aconteça. Devemos reforçar o valor da vacinação em qualquer época da vida, e não apenas na infância”, explicou Josianne. 

Desafios

A rotatividade dos vacinadores nas salas, a falta de atualização desses profissionais, a perda da percepção de risco, por parte da população, as fake news, e a irregularidade de envio de alguns insumos são alguns pontos que dificultam a vacinação. Além disso, cada município tem suas particularidades e, para se conseguir altos níveis de imunização, é preciso trabalhar estratégias de acordo com cada realidade, como lembrou a coordenadora da SES-MG.

A transmissão do evento ainda ficará disponível por 24 horas neste link