Funed participa de ação sobre uso racional de medicamento
Para alertar a população quanto ao uso correto e seguro dos medicamentos, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) vai levar a equipe do Ciência em Movimento para a rodoviária de Belo Horizonte. A tradicional exposição sobre serpentes, aranhas, abelhas, dengue e produção de soros integra a ação do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG), agendada para esta sexta-feira (3/5), das 8h às 17h, com programação que reúne ainda outras instituições parceiras.

Servidores de Farmacovigilância da Funed também participam da programação. “A farmacovigilância é importante numa ação como essas porque ela é o setor que lida com os eventos adversos no uso de medicamentos. E estes ocorrem exatamente quando não há o uso racional do remédio, o que significa que o medicamento não foi indicado ou administrado corretamente”, explica a farmacêutica do Serviço de Farmacovigilância e Estudos Clínicos da Funed, Cristine de Araújo Silva.
Durante a programação, farmacêuticos e estudantes do curso de Farmácia vão orientar a população sobre uso, controle, armazenamento e descarte dos medicamentos, além de realizar testes para aferição de pressão arterial, glicemia capilar, classificação do índice de massa corporal (IMC), peso, altura, dentre outros.
Outras 16 cidades mineiras também vão sediar a campanha, que conta com o apoio do Sesc, instituições de ensino (faculdades e escolas de Farmácia), além de secretarias municipais de saúde e profissionais farmacêuticos.
Uso racional
O Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos foi instituído para conscientizar a população sobre os riscos da automedicação desassistida e a importância da prática do uso seguro e racional dos medicamentos que, no Brasil, é o principal agente causador de intoxicação, tendo sido registrados 6.880 casos de intoxicação medicamentosa em 2017, o que corresponde a 25% do total de ocorrências no ano.
Outras informações: Assessoria de Comunicação – Funed – (31) 3314-4577.