Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais toma posse oficial do Complexo Pampulha

  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema acompanha, nesta quarta-feira (22/6), às 9h30, a cerimônia de posse oficial do Complexo Pampulha pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), espaço que estava cedido de forma provisória à corporação desde 2019. 

Já utilizada como Academia de Bombeiros Militar, a área é responsável, atualmente, pela formação de 300 militares, considerando alunos, sargentos e cadetes dos Curso de Formação de Oficiais (CFO), de Formação de Soldados (CFSd), e efetivo de apoio. Além disso, a ABM oferece ainda capacitação e treinamentos nas modalidades presencial e a distância, formação e qualificação para cerca de 6 mil militares em todo o estado.

A localização do complexo facilita também a mobilização de aeronaves para atendimentos a grandes ocorrências e decolagens intempestivas como nos casos de Mariana, Brumadinho, Capitólio e nas missões em que o CBMMG oferece apoio imediato a outros estados como Bahia, Petrópolis (Rio de Janeiro) e Pernambuco. 

A utilidade pública do terreno foi declarada pelo governador em 2022.  A área é situada ao lado do Aeroporto da Pampulha e conta com 153.362,00 metros quadrados, o que equivale a cerca de 15 campos de futebol. O valor investido para a aquisição é de R$ 130 milhões. Desde 2019, mais de 226 milhões de reais foram investidos pelo Governo do Estado em melhorias no espaço e na estruturação do complexo, o que tem impacto direto na inauguração de novas unidades no interior. 


Serviço

Posse oficial do Complexo Pampulha pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Data: 22/6/2022 (quarta-feira)

Horário: 9h30

Local: Avenida Santa Rosa, 10 - bairro São Luiz - Belo Horizonte (MG)