Governador Valadares recebe Feira da Economia Popular neste fim de semana
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), vem incentivando e fortalecendo os empreendimentos da economia popular solidária. Uma parceria firmada com a Associação Aprender Produzir Juntos, de Teófilo Otoni, garantiu, até julho deste ano, a realização de 15 feiras regionais e uma feira estadual de Economia Popular Solidária (EPS). Neste fim de semana, a cidade de Governador Valadares, no Rio Doce, receberá a iniciativa.
A feira de economia popular solidária começa nesta sexta-feira (6/3) e vai até domingo (8/3), na Praça dos Pioneiros, no Centro. Este ano, os municípios de Pedra Azul e Barbacena também sediaram o evento.
O comércio serve de estímulo a pequenos produtores, que conseguem ampliar ou garantir trabalho e renda com a exposição e a venda de produtos das redes da economia solidária, como alimentos, confecção, itens de agricultura familiar, higiene e cosméticos. Até o fim de julho, cerca de 900 empreendedores familiares devem ser beneficiados por meio das feiras em todo o estado.
A cada ano, a economia solidária tem crescido no Brasil. Atualmente, Minas Gerais conta com 2.737 empreendimentos cadastrados. Estas ações garantem um jeito diferente de consumir, produzir, vender, comprar e trocar: as atividades são organizadas sob a forma de autogestão, onde a centralidade está no ser humano e nas relações sociais.
Além disso, a atividade busca garantir a autossuficiência dos empreendedores envolvidos, contribuindo para a superação da pobreza e para a consolidação de uma forma de produção coletiva e participativa. O apoio a essas iniciativas faz parte das competências e das prioridades da Sedese, que prevê a estruturação e a ampliação desses negócios.