Governador Valadares recebe nova etapa de treinamento de intervenção rápida do sistema prisional

  • ícone de compartilhamento

Segue até o próximo sábado (4/7) a nova etapa da formação continuada, em Governador Valadares, na região do Rio Doce, de 44 policiais penais que compõem o Grupamento de Intervenção Rápida (GIR), do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG). Os profissionais participantes atuam na Penitenciária de Governador Valadares e no Centro de Remanejamento Provisório de Governador Valadares I (Ceresp), e fazem parte da 8ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp).
 

Sejusp / Divulgação

A atividade de alinhamento de procedimentos – com aulas práticas e teóricas – traz, como novidade, aulas de uso tático de fuzil de assalto e pistola semiautomática. Um reforço prático para o grupo que atua em situações críticas do Sistema Prisional - uma das prioridades da atual gestão da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). São seis dias de treinamento com carga horária de 80 horas/aula.

Formação continuada

Ao todo, 777 policiais penais que fazem parte do GIR farão este treinamento em todo o estado. O alinhamento do Depen-MG começou pelos profissionais que atuam nas cidades de Francisco Sá e Montes Claros, no Norte de Minas. A previsão é que o curso de reciclagem aconteça de forma alternada e termine no mês de julho, com a capacitação de todos os policiais penais que integram o Grupamento de Intervenção Rápida.

O Grupamento de Intervenção Rápida atua em eventos como motins no sistema prisional, com a missão de fazer a primeira intervenção tática dentro das unidades, dando suporte às equipes locais. Em ocasiões ainda mais delicadas, como em rebeliões (cenário em que são feitos reféns, por ex.), há ainda a atuação do Comando de Operações Especiais (Cope) do Depen-MG.

As aulas serão ministradas pelas equipes do Cope, sob coordenação do Gabinete do secretário de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco. O conteúdo programático inclui aulas teóricas e práticas. As disciplinas oferecidas abrangem temas como ética, uso diferenciado da força, abuso de autoridade, imobilização, algemação, entrada tática, instrumentos de menor potencial ofensivo, gerenciamento de crises, dentre outras matérias, além de treinamento físico.