Governo apresenta avanços em transformação digital em evento nacional

  • ícone de compartilhamento

O trabalho desenvolvido por Minas Gerais na área de Transformação Digital foi apresentado nessa quarta-feira (31/3) em evento on-line promovido pelo Governo do Ceará. O encontro reuniu laboratórios de inovação governamentais para compartilhar experiências e discutir os desafios da área. Também participaram representantes dos Estados de Santa Catarina, Espírito Santo e Pernambuco e das prefeituras de São Paulo e de Niterói. 

A superintendente Central de Inovação e Modernização da Ação Governamental da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Ana Flávia Morais, compartilhou algumas das experiências bem sucedidas do Governo de Minas. “Nos últimos dois anos, ampliamos de 48% para 70% o índice de digitalização das etapas dos serviços. Esse é um processo constante, por isso, o LAB.mg tem atuado na realização de pesquisas voltadas para compreender a experiência dos usuários e coletar insights para a melhoria desses serviços do ponto de vista de quem de fato os utiliza”, destacou.

Ela lembrou também que o estado apresenta a menor porcentagem de usuários insatisfeitos com serviços públicos digitais da região Sudeste (8%), conforme levantamento divulgado neste mês pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

Outra importante estratégia de Minas diz respeito à integração entre os órgãos. Atualmente, o governo estadual conta com 170 agentes de simplificação, que são profissionais responsáveis por contribuir com a simplificação e a melhoria dos serviços, presentes em todas as secretarias. 

“Nosso objetivo é melhorar a vida do cidadão com a oferta de serviços digitais, e não apenas transferir a burocracia. Por isso, trabalhamos com o foco na simplificação dos processos para prestar um serviço mais adequado e eficiente”, disse a superintendente. 

No evento, a experiência de Minas Gerais foi apontada como referência para outros locais, conforme destacou a coordenadora do Laboratório de Inovação do Governo do Ceará (Íris), Jéssika Moreira. “O desenvolvimento do CearáApp foi extremamente inspirado no MGApp. Vocês realmente se preocupam e valorizam a experiência do usuário e não é à toa que Minas tem esse bom resultado”, enfatizou.

A transmissão completa do evento está disponível neste link.