Governo aprimora Observatório do Turismo de Minas Gerais

  • ícone de compartilhamento

Com objetivo de fornecer, de modo simples, informações sobre a economia formal do setor turístico aos municípios mineiros, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) acaba de lançar, por meio do Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG), um painel interativo com dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Com a ferramenta, é possível visualizar, de forma rápida e acessível, informações da mais recente edição da Rais (de 2019) sobre empregos, estabelecimentos e renda do Turismo, além do impacto desses números para as economias locais. A consulta pode ser feita em nível municipal, por Instâncias de Governança Regional (IGRs) e por mesorregiões definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

“Sabemos da necessidade e da importância do monitoramento de dados, para que possamos entender melhor os cenários atuais e, a partir disso, propor políticas públicas mais assertivas para o Turismo no estado. O painel foi feito também para auxiliar entidades representativas, gestores municipais, Circuitos Turísticos e pesquisadores”, destaca o secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.

O painel trabalha com várias planilhas e faz o cruzamento de dados de bases diferentes para gerar informações relevantes sobre os temas escolhidos. Dessa forma, é possível comparar realidades semelhantes ou diversas dentro do estado.

Versatilidade 

A coordenadora do OTMG, Julia Boroni, explica que, para montagem desse painel, a equipe do observatório selecionou pesquisas da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE),  separadas em seis setores específicos, e extraiu os dados da Rais para disponibilizar para a consulta. “Assim, foi possível disponibilizar o histórico, desde 2006, da economia formal do Turismo, tanto para empregados como para estabelecimentos e renda. Há a informação do quantitativo dos seis setores e também a variação ao longo dos anos, que permite ver se houve crescimento ou diminuição da atividade. O dado permite construir essa série histórica para Minas como um todo, por municípios, por IGR e por região”, detalha.

A ferramenta ainda apresenta dados gerais e perfil da população. Ele fornece informações sobre número total de empregados nos estabelecimentos, renda, perfil por gênero, escolaridade e faixa etária. É possível também ver o valor médio recebido por vínculo de emprego e onde está a maior concentração de empregados a partir de geolocalização. Além disso, podem ser visualizados os setores mais representativos no estado dentro da atividade turística.

OTMG

O Observatório do Turismo de Minas Gerais, coordenado pela Secult, é uma rede de pesquisa que tem como principal finalidade monitorar o desenvolvimento do Turismo no estado por meio de levantamento de dados, números e elaboração de indicadores. Neste período de pandemia, o OTMG está monitorando a retomada das atividades do setor em Minas. Para isso, foi criado um painel interativo com indicadores do Plano Minas Consciente e do Selo do Turismo Responsável, que são atualizados semanalmente. Conheça:https://www.observatorioturismo.mg.gov.br/