Governo assina acordos de cooperação com instituições internacionais de desenvolvimento econômico
Com objetivo de fomentar intercâmbio de conhecimento e estimular o comércio e as oportunidades de negócio, o Governo de Minas assinou acordos de cooperação com a Zona Econômica Especial de Katowice (KSEZ), na Polônia, e com o Banco Mitsubishi UFJ Financial Group (MUFG), no Japão. A cerimônia virtual ocorreu nesta quarta-feira (8/7), por meio da Agência de Promoção de Investimentos e Comércio de Minas Gerais (Indi), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).
A cooperação entre Minas e a Silésia - região polonesa cuja capital é Katowice - começou em 2019, como parte do Programa Internacional de Cooperação Urbana da União Europeia, com visitas técnicas voltadas para o desenvolvimento econômico e o compartilhamento de saberes em áreas como mineração, inovação e centros de pesquisa.
"A região da Silésia é uma importante zona industrial da Polônia, além de possuir um mercado consumidor vigoroso e dinâmico. O acordo marca um momento-chave na cooperação internacional do Estado de Minas Gerais, ampliando possibilidades de intercâmbio comercial, além do desenvolvimento de novos investimentos entre as regiões", afirma o subsecretário de Promoção de Investimentos e Cadeias Produtivas da Sede, Juliano Alves Pinto.
Em 2020, o Indi iniciou a discussão de um Memorando de Entendimento (MoU) com a KSEZ prevendo o desenvolvimento de projetos de investimento em suas respectivas regiões, compartilhamento de informações relativas à prospecção de fluxos de mercado e de estratégias de Investimento Externo Direto. O documento também prevê a realização de treinamentos, seminários e ações conjuntas; e a promoção de cooperação entre os empreendedores locais, especialmente a partir da organização e da participação em feiras nacionais e internacionais, conferências, shows e missões econômicas.
MUFG
O Mitsubishi UFJ Financial Group (MUFG) é o quinto maior grupo financeiro do mundo e o maior do Japão. Sediado em Tóquio, seus recursos totais são avaliados em mais de U$ 3 trilhões. O MUFG possui uma rede global de 2,7 mil escritórios, em mais de 50 países, incluindo o Brasil. Além das atividades-fim de um banco, a instituição também atua em ações de comércio, promoção de investimentos e projetos de cooperação tecnológica e industrial com outros países e regiões.
Este é o segundo acordo estabelecido entre o Indi e o banco. O primeiro possibilitou a apresentação de Minas Gerais em seminários de negócios para clientes do MUFG, realização de visitas técnicas e a indicação de investidores interessados no estado. "Trabalharemos para que o acordo se consolide em novas ações que possibilitem a atração de mais investimentos japoneses para Minas Gerais e continuamos contando com o MUFG como importante parceiro para o desenvolvimento de negócios entre as regiões”, destaca Thiago Toscano, diretor-presidente do Indi.