Governo busca soluções tecnológicas para participantes do Ciclo Hub de Inovação Aberta

  • ícone de compartilhamento

Governo de Minas Gerais lança, nesta sexta-feira (26/3), o primeiro desafio do Ciclo Hub de Inovação Aberta. A ação desenvolvida pelo programa Hub MG Agtech busca startups com soluções tecnológicas para resolverem a pergunta: “Como alavancar o faturamento das vendas on-line de forma sustentável e gerar crescimento?”.

A problemática, levantada por uma empresa do setor cafeeiro, surge com a pandemia da covid-19, que reduziu significativamente a comercialização de máquinas de café para estabelecimentos comerciais, freando planos e aumentando a necessidade de aumento das vendas on-line, diretamente com o cliente.

Nas próximas semanas, mais três desafios serão lançados pelo Hub MG Agtech, que apoia cooperativas, produtores e empresários de setores tradicionais para se manterem competitivos, aumentarem a eficiência de seus negócios e em inovação. 

“O Estado vem buscando formas de aproximar cada vez mais essas novas soluções tecnológicas da realidade das principais cadeias produtivas do agronegócio mineiro, por meio do Hub Conecta e do Ciclo Hub de Inovação Aberta”, explica o analista de Inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Michael Soares.

Ciclo Hub

O Ciclo Hub de Inovação Aberta apresenta um desafio do produtor, empresário ou cooperativa em que a resolução, mesmo que parcial, seja capaz de reduzir custos ou aumentar sua receita. A partir disso, soluções tecnológicas de diferentes países são procuradas, analisadas e ranqueadas.

As seis melhores soluções são apresentadas ao proponente do desafio para que ele possa decidir quais são as que têm maior potencial de gerar os resultados esperados. As selecionadas apresentarão uma proposta de teste a ser realizado junto ao negócio para que o produtor ou o empresário possa ter a confiança de que aquela tecnologia em escala maior promoverá redução de custo ou aumento de receita proporcional ao valor cobrado pela startup. 

Caso a proposta de escopo, cronograma e valor do teste seja compatível com a realidade do produtor ou do empreendedor, ele inicia esse processo, contando com o apoio técnico do programa.

Parceria 

O projeto é realizado pela Sede e pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A parceria começou em 2019, durante a Semana Internacional do Café (Sic), quando as duas pastas fizeram, juntas, uma rodada de negócios presencial com empresas do setor. Em 2020, as secretarias realizaram mais duas rodadas de negócios. 

“Fazer essa conexão entre empresas de tecnologia, startups e demandas e necessidades é um trabalho muito importante e promissor para o setor de agricultura. Ainda este ano buscamos ampliar para outras cadeias produtivas do agronegócio, incluindo a avicultura e o setor de frutas. Tivemos uma demanda da área de laticínios, que, provavelmente, vai avançar para o ciclo de inovação aberta”, afirma o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Carlos Eduardo Bovo.

O Hub MG já apoiou mais de 50 empresas e cooperativas a se conectarem com 250 startups e soluções tecnológicas. Para mais informações envie e-mail para hubmg@desenvolvimento.mg.gov.br.