Governo de Minas anuncia início da obra na MG-060 e publica editais para pavimentação de rodovias e construção de ponte na região atingida por rompimento de barragens da Vale

  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas anuncia, nesta quinta-feira (30/6), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o início das obras de pavimentação do trecho Esmeraldas-São José da Varginha, na MG-060, a publicação dos editais de licitação para o projeto da ponte sobre o Rio Paraopeba, em Papagaios, e para a obra do trecho Papagaios-Pompéu, também na MG-060. Outros três editais têm publicação prevista para ocorrer ao longo de 2022. Essas seis obras serão realizadas na região atingida pelo rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho, e custeadas via Termo de Reparação. Os investimentos somam R$ 581 milhões. 

Os secretários de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, e de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, estarão presentes.

Os projetos foram selecionados pelos compromitentes do Acordo judicial – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e Defensoria Pública de Estadual –, após consulta popular realizada em novembro de 2021 nos municípios da Bacia do Rio Paraopeba atingidos pela tragédia. As seis obras rodoviárias foram propostas pelas comunidades e pelas prefeituras e foram amplamente priorizadas no processo consultivo, que contou com a participação de mais de 10 mil pessoas.

O Acordo Judicial visa reparar os danos decorrentes do rompimento da barragem da Vale S.A, que tirou 272 vidas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais.


Serviço

Data: 30/6/2022 (quinta-feira)

Horário: 11h

Local: 1º andar do prédio Tiradentes, na Cidade Administrativa - Belo Horizonte (MG)