Governo de Minas celebra Dia da Inconfidência Mineira, em Ouro Preto

  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema participa, nesta quinta-feira (21/4), às 9h, em Ouro Preto, na região Central do estado, do evento que celebra o Dia da Inconfidência Mineira. Durante a cerimônia, serão homenageadas personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.

Este ano, a cerimônia da maior honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais irá contemplar, além dos indicados em 2022, os agraciados em 2020 – quando o evento não foi realizado devido à pandemia. Em 2021 não houve indicados para a homenagem. Ao todo, serão 170 homenageados.
 

Em 2022, serão 84 personalidades contempladas. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, será homenageado com o Grande Colar. Além disso, serão entregues 17 Grande Medalhas, 36 Medalhas de Honra e 30 Medalhas da Inconfidência. Entre os agraciados está a técnica de enfermagem do Hospital Eduardo de Menezes, Maria do Bonsucesso, mais conhecida como Cecé, a 1ª imunizada contra a covid-19 em Minas.
 

Já na lista de 2020 foram 86 agraciados, sendo 11 Grande Medalhas, 38 Medalhas de Honra e 37 Medalhas da Inconfidência. Entre as personalidades indicadas estão o presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério de Vasconcelos Faria Tavares, e o professor da UFMG, Unaí Tupinambás, que atuou diretamente no combate à covid.

O evento

Assim como realizado em 2019, atendendo aos pedidos da população local, o Governo de Minas Gerais realizará a solenidade em dois momentos distintos. Como em outros anos, a cerimônia oficial de tiros, o hasteamento da bandeira e a colocação de flores no monumento ao mártir da Inconfidência Mineira serão realizados na Praça Tiradentes. Já a cerimônia da Medalha da Inconfidência ocorrerá no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck e possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. No dia 21 de abril, a capital do estado é transferida simbolicamente para Ouro Preto.


Informações sobre o acesso ao local do evento:

 

Os veículos de imprensa credenciados devem se dirigir exclusivamente ao Campus da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), na rua Professor Paulo Magalhães Gomes, Morro do Cruzeiro, Ouro Preto / MG.


No campus, serão disponibilizadas vagas de estacionamento e posterior transporte para o Centro de Artes e Convenções da UFOP, onde será realizada a cerimônia. Os profissionais deverão portar o crachá de identificação da empresa para ter acesso ao evento.


Após a chegada ao Centro de Artes e Convenções da UFOP, os profissionais de imagem (fotógrafos e cinegrafistas) serão encaminhados pela equipe do governo para a cobertura do primeiro momento, na Praça Tiradentes.

 

Entrega de credenciais
 

As credenciais de imprensa para a cobertura do evento serão entregues nesta quarta-feira (20/4), no Centro de Artes e Convenções da UFOP, de 14h às 18h.

As credenciais também serão entregues no dia do evento (21/4), a partir das 7h30. Lembrando que o acesso ao evento se dará exclusivamente pelo Campus da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), na rua Professor Paulo Magalhães Gomes, Morro do Cruzeiro, Ouro Preto / MG, aos profissionais da imprensa que não retiraram a credencial na véspera do evento.

 

Serviço

Dia da Inconfidência Mineira

Data: 21/4/2022 (quinta-feira)

Horário: 8h – Início do deslocamento da imprensa para o local do evento

Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP – Rua Diogo de Vasconcelos, 328, Pilar, Ouro Preto (MG)

Acesso: O acesso ao evento se dará pelo Campus da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
(Rua Professor Paulo Magalhães Gomes, Morro do Cruzeiro, Ouro Preto / MG)