Governo de Minas e Prefeitura de BH promovem encontro nacional sobre Previdência Pública 

  • ícone de compartilhamento

Governo de Minas, representado pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) receberam, em parceria, as reuniões ordinárias do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev) e do Conselho Nacional dos Regimes Próprios de Previdência Social (CNRPPS). Nos dois eventos, com a participação de conselheiros de todos os estados e das capitais, foram debatidas questões técnicas e abordados os principais problemas e soluções para a Previdência Pública. 

SEF/PBH - Divulgação

Ao destacar a relevância dos eventos, o secretário de Fazenda de Minas Gerais, Gustavo Barbosa, citou a contribuição para a melhoria da gestão da Previdência dos servidores públicos pelos entes da federação. 

"Tivemos como foco debates fundamentais, como a compensação previdenciária e a Lei de Responsabilidade Previdenciária, uma inovação que pode trazer ganhos para a melhoria da gestão nessa área. Esse é um importante fórum para a discussão do equacionamento dos déficits crescentes mesmo com a reforma previdenciária", avaliou. 

O assessor especial e chefe de gabinete da SEF/MG, Reges Moisés, que também é presidente do Comitê de Acompanhamento da Gestão Previdenciária de Minas Gerais (Coprev), apresentou a realidade do Estado, em números, e os projetos e ações da administração estadual sobre o tema. 

Os eventos, realizados nos dias 9, 10 e 11 de novembro, ocorreram de "forma impecável", na avaliação do subsecretário dos Regimes Próprios de Previdência Social do Ministério do Trabalho e Previdência, Allex Albert Rodrigues, que é presidente do Conaprev. Ele, que também atuou como palestrante, disse que foram dias muito profícuos e de debates intensos e deliberações importantes. 

"Fomos recebidos por dois entes federativos - o Governo de Minas e a PBH - que são grandes exemplos de gestão previdenciária", salientou Rodrigues. 

Para o subsecretário de Gestão Previdenciária e da Saúde do Segurado da Prefeitura de Belo Horizonte, Gleison Pereira de Souza, o teor das discussões foi de "enorme riqueza". 

"Nossa percepção, primeiramente, é que todos aqui presentes ficaram muito bem impressionados com a estrutura que foi ofertada e se mostraram bastante interessados nas experiências do Estado e da capital mineira. Considero que esse é um dos grandes benefícios de eventos dessa natureza. Além de debruçarmos sobre questões técnicas, e foram muitas, é de suma importância conhecer as experiências locais e promover o enriquecimento mútuo entre o que estamos desenvolvendo aqui e o que podemos perceber em outros entes", afirmou.