Governo de Minas participa de operação “Mata Atlântica em Pé”
Madeira, carvão e produtos usados para desmatamento foram apreendidos em mais uma fiscalização feita em 69 propriedades do Norte de Minas Gerais. O trabalho é parte da quarta fase da operação ‘Mata Atlântica em Pé’, força-tarefa coordenada pelo Ministério Público (MPMG) com participação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), de órgãos ambientais e de Segurança.
A ação foi no fim de setembro, em dez municípios que têm áreas de Mata Atlântica. Durante a operação foram apreendidos 9.182,76 metros cúbicos de lenha e madeira, 111,5 metros de carvão (MDC), além de uma motosserra e onze armas brancas. Foram vistoriados territórios em Jequitinhonha, Água Boa, Rio Vermelho, São Francisco, Ibiaí, Capitão Enéas, Montalvânia, Juvenília, Jaíba e Gameleiras.
As propriedades foram alvo de fiscalização por terra e também com uso de helicópteros e drones. Durante os quatro dias de atividades, as equipes de campo constataram uma área de desmatamento de 1.516,5901 hectares.
Foram lavrados 62 autos de infração ambiental e registrados 78 boletins de ocorrência. Somados, os autos lavrados contabilizam R$ 10,6 milhões. Deste total, R$ 7,6 foram aplicados por equipes da Semad. O subsecretário de Fiscalização Ambiental da Semad, Cezar Cruz, destaca que ações estratégicas e de inteligência articuladas com o MPMG permitem mais assertividade no combate ao desmatamento do bioma.
“Essas ações reforçam os resultados que têm sido verificados pela Semad nos últimos anos, com a tendência de redução do desmatamento de Mata Atlântica em Minas Gerais e evidenciando a importância destas ações fiscalizatórias”, frisa o subsecretário.