Governo debate segurança hídrica em Brasília
O Plano de Segurança Hídrica de Minas Gerais e o nível dos reservatórios de Furnas e Mascarenhas de Moraes foram tema de agenda da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Melo, em Brasília.
Durante encontro com representantes do governo federal, realizado na quarta-feira (11/11), ela debateu temas relevantes para a segurança hídrica dos mineiros. Participaram a Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional e com a Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA).
Reservatórios
Especificamente sobre Furnas e Mascarenhas de Moraes, a diretora-presidente da ANA, Christianne Dias, e a secretária Marília Melo discutiram a redução registrada no nível dos reservatórios.
A ANA e a Semad emitiram um comunicado, que pode ser acessado neste link, esclarecendo que o monitoramento da situação dos dois reservatórios está sendo feito pelos dois órgãos, especialmente em relação ao cumprimento das regras temporárias propostas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para atenuar a redução do nível dos dois reservatórios.
A situação, conforme destaca o comunicado, será observada inicialmente até abril de 2021. Veja a proposta apresentada pelo ONS neste link.
Após a reunião, a ANA enviou um ofício ao ONS manifestando preocupação e solicitando esclarecimentos quanto aos volumes armazenados nos dois reservatórios. Em ambos, a redução nos níveis se aproxima do limite mínimo para início da operação a fio d’água, conforme a proposta de regra operativa do ONS.
A situação operacional dos reservatórios seguirá sendo acompanhada pela ANA e Semad.
Por meio de boletins diários e com a realização de reuniões periódicas, os órgãos verificarão o cumprimento da proposta para a recuperação dos reservatórios. O acompanhamento será feito com participação dos usuários da água e representantes dos setores e organizações com interesses na questão.
Segurança Hídrica
Ainda em Brasília, em reunião na sede do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a secretária Marília Melo também buscou apoio para a construção do Plano de Segurança Hídrica do Estado de Minas Gerais.
Em reunião com o secretário Nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Costa, e com a diretora-presidente da ANA, Christianne Dias, foi discutida a possibilidade de um convênio firmado entre a Semad e o MDR para viabilizar a construção do mecanismo capaz de garantir a disponibilidade de água em diferentes usos à população mineira.
Com o convênio, a Semad e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) receberão apoio para construção do plano que está previsto no Somos Todos Água, projeto estratégico do Governo de Minas definido pelo governador Romeu Zema.
“Esse é um assunto muito importante para Minas Gerais e estamos trabalhando junto ao governo federal para a construção desse convênio, que possivelmente será fechado em dezembro. Por meio dele, o MDR irá apoiar o Estado na construção do Plano Estadual de Segurança Hídrica”, frisou a secretária.