Governo do Estado realiza Encontro de Negócios com Portugal
O Governo de Minas Gerais se uniu à Câmara de Comércio de Portugal no estado e à Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep) para realizar o "Encontro de Negócios MG & Portugal 2020”. Entre quarta e quinta-feira (25 e 26/11), o evento promove palestras e rodadas de negócios entre empresas instaladas em Minas e em Portugal, com objetivo de atrair investimentos e propostas para o estado, por meio do diálogo entre instituições públicas e empresas.
O encontro acontece simultaneamente nas duas localidades e é organizado pela Vice-Governadoria, pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e pela Agência de Promoção de Investimentos e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi).
“Somos um governo aberto ao mercado internacional. Então, durante este evento, serão colocadas todas as condições, sendo, de um lado, um país extremamente dinâmico, e, de outro, um Estado aberto aos investimentos privados”, ressalta o vice-governador, Paulo Brant.
Nesta quarta (25/11), a programação incluiu palestras sobre o Encontro de Negócios MG & Portugal. Na quinta-feira (26/11), entre 9h às 15h (Horário de Brasília) e 12h às 18h (Horário de Portugal), será a rodada de negócios entre empresas em Minas Gerais e em Portugal.
Abertura
Durante a abertura do evento, o secretário adjunto da Sede, Fernando Passalio, elencou as ações realizadas pelo Governo de Minas. “Os resultados que buscávamos, como geração de riqueza e emprego e renda, estão sendo alcançados. Estamos, até hoje, com quase R$ 28 bilhões de investimentos atraídos e com a geração de mais de 17 mil empregos, além da atração de grandes empresas como Amazon e Mercado Livre”, afirmou.
Passalio ainda destacou a vinda de um banco chinês ao estado, trabalho realizado pela Subsecretaria de Atração de Investimentos e Cadeias Produtivas.
Os setores de interesse de ambos os países priorizados no seminário foram: energia fotovoltaica, tecnologia da informação, economia criativa, ciências da vida, aeroespacial, automotivo, logística e infraestrutura.
Também participaram o subsecretário de Promoção de Investimentos e Cadeias Produtivas, Juliano Alves Pinto, o presidente do Indi, Thiago Toscano, e o presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Sergio Gusmão.