Governo lança ferramenta com orientações sobre mudanças climáticas

  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas acaba de lançar, por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), a ferramenta Clima na Prática, instrumento adaptado de experiência francesa para suporte à elaboração e implementação de políticas públicas, planos e ações municipais de combate aos impactos causados pelas mudanças climáticas.

Após período de testes em nove municípios, a ferramenta está oficialmente disponível para todas as cidades que tiverem interesse em desenvolver políticas públicas para mitigar as emissões de gases de efeito estufa e se adaptar aos efeitos adversos do clima.

O evento de lançamento pode ser acessada neste link e a ferramenta Clima na Prática aqui.

"Nós esperamos que os gestores locais das cidades mineiras, e também de outros estados do país que tiverem interesse, usem essa iniciativa para nortear suas ações nas políticas públicas climáticas daqui para frente. O desenvolvimento de ações de mitigação e adaptação regional é a chave para que nosso território seja mais resiliente e sofra menos com os efeitos das mudanças do clima", afirmou o presidente da Feam, Renato Brandão.

Como funciona

O Clima na Prática consiste em uma planilha de Excel e um conjunto de documentos acessórios que trazem as ações e as etapas a serem seguidas para cada uma de oito temáticas com potencial para reduzir os impactos relacionados à mudança do clima. Os temas são Estratégia; Participação e Cooperação; Urbanismo e Ambiente Construído; Agropecuária; Cobertura Vegetal Nativa; Gestão e Produção de Energia; Gestão de Riscos; e Mobilidade.

Para cada um desses grupos, a ferramenta apresenta um conjunto de iniciativas, que totalizam 42 ações a serem colocadas em prática para que os municípios ampliem a adaptabilidade a efeitos adversos do clima.

Os documentos acessórios atuam como guias para orientar, por meio da análise de detalhes importantes sobre cada eixo temático, o entendimento das ações e respectiva implementação pelos municípios, que também podem customizar a planilha de acordo com a demanda local.

Expectativa

De acordo com a Feam, o Clima na Prática vai oferecer aos gestores municipais diretrizes para elaboração de um Plano de Energia e Mudanças Climática Municipal e outras ações ou políticas voltadas para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas, o que fomenta a cultura de cuidado e atuação sobre as questões do clima que envolvem toda a população.

A ferramenta permite, ainda, que os municípios definam bases para a gestão transversal das políticas voltadas para o clima, revisem e atualizem as políticas e ações existentes, determinem estratégias de curto, médio e longo prazo e tenham a indicação clara dos próximos passos a serem tomados para enfrentar e mitigar os efeitos adversos das mudanças do clima.

 Clima Gerais

O Clima na Prática é um dos quatro módulos da plataforma Clima Gerais. Os outros três módulos trazem mais detalhes sobre mudanças climáticas, boas práticas e oferta de apoios técnico ou de financiamento de projetos na área. No módulo de Mudanças Climáticas, os interessados vão encontrar conceitos básicos sobre o assunto, além de terem acesso aos índices de vulnerabilidade territorial às mudanças climáticas de todos os 853 municípios de Minas e também à calculadora de emissões municipais de gases do efeito estufa.

Já no módulo Boas Práticas estão relacionados os melhores exemplos levantados pela Feam de ações que contribuem diretamente para amenizar os efeitos adversos do clima. E no módulo Apoios é possível encontrar oportunidades de financiamento para projetos na área e oferta de apoio técnico.

O Clima na Prática e o Clima Gerais fazem parte do Plano Estadual de Mudanças Climáticas de Minas Gerais, produzido para o período entre 2015 e 2030.

Clique aqui para acessar a plataforma Clima Gerais e a ferramenta Clima na Prática.