Governo melhora infraestrutura de unidades de conservação

  • ícone de compartilhamento

Divulgação IEF

O Governo de Minas desenvolveu projeto-piloto para melhorar a infraestrutura de suas unidades de conservação estaduais de proteção integral. A proposta arquitetônica, que vale para portarias e sedes administrativas de parques, monumentos naturais, reservas ecológicas e outras unidades, será padrão e já foi aprovada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF)
 
O primeiro projeto, que será executado na Estação Ecológica Mata do Cedro, localizada em Carmópolis de Minas, no Centro Oeste mineiro, já tem aval da Câmara de Proteção da Biodiversidade e Áreas Protegidas (CPB), do Conselho de Política Ambiental (Copam). A previsão é que o início das obras ocorra ainda neste ano.
 
Padrão

O projeto adota um modelo padrão para as unidades de conservação que ainda não dispunham desse tipo de estrutura. O objetivo é funcionalidade, além de economia de materiais e sustentabilidade.
 
O diretor Geral do IEF, Antônio Malard, explica que o projeto foi concebido para as unidades de conservação de proteção integral, localizadas nas Bacias Hidrográficas dos Rios São Francisco e Doce. “A prioridade é para as unidades que não dispõem dessas estruturas e que passarão a ter um design padrão, respeitando as características locais”, afirma.
 
Os recursos da compensação ambiental de empreendimentos minerários serão usados na implementação dos projetos.