Governo promove reunião com empresas habilitadas no programa Minas Recebe

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) promoveu, na manhã desta terça-feira (14/12),  encontro dos receptivos cadastrados no Minas Recebe. O evento foi realizado por videoconferência e reuniu representantes das 85 empresas habilitadas no programa neste ano.

O objetivo foi apresentar o balanço das ações e números do turismo em Minas Gerais em 2021, esclarecer dúvidas dos presentes, receber sugestões e propostas para as políticas públicas e discutir ações para 2022.

A superintendente de Marketing da Secult, Fernanda Fonseca, abriu o evento e afirmou que é preciso pensar 2022 com olhar sobre as prioridades para o turismo em Minas. “Este ano de 2021 foi desafiador, porém de muitas entregas neste período de retomada. O próximo ano ainda será um momento de superação e desafios. Para a retomada econômica do estado, o Turismo vem sendo uma prioridade neste governo, já gerando resultados, comprovado pelo crescimento contínuo de número de visitantes em Minas Gerais, que hoje é o estado que mais cresce no setor”, afirmou.

Também foi apresentado um curso de capacitação para o trade turístico que será disponibilizado para as empresas pela Academia Braztoa. Durante o encontro, ainda foram apresentados o balanço de 2021 pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG) e informações sobre a política de regionalização.

Uma das novidades é que serão feitas mudanças, relacionadas a prazos e critérios, na certificação anual das empresas habilitadas no Minas Recebe. As alterações serão divulgadas em breve.

A subsecretária de Turismo da Secult, Milena Pedrosa, afirmou que o encontro foi importante devido ao momento de reformulação de promoção do estado como destino. “Precisamos dos receptivos, das trocas e propostas. Juntos é que fazemos um trabalho melhor. São as empresas que estão na linha de frente do turismo. Estamos sempre abertos para a diálogo e para o aprimoramento”, disse.

O encontro também foi um momento para a troca e compartilhamento de experiências. Uma das participantes foi a representante da Primotur Receptivo, Flávia Braga, que falou sobre as oportunidades durante o período de pandemia. “Aproveitei para conhecer novos locais de Minas e fazer roteiros de café, queijo, cachaça. Estreitar contato nos destinos. Temos grande expectativa por 2022”, afirmou.

Já Elisabeth Fontanella, do Receptivo Cadinho de Minas, enfatizou que o encontro é fundamental para alinhamento das ações de promoção e desenvolvimento do Turismo em Minas Gerais. “Minas Gerais é um estado inovador e muito avançado em entender a importância do setor como segmento propulsor da economia. O Programa Minas Recebe é também inovador e fundamental para fazer a conexão entre o turista e o os operadores do turismo no estado. Participo do programa há dois anos e estou muito feliz com os resultados alcançados”, revelou.

Minas Recebe

O programa oferece às empresas habilitadas diversas ações de apoio à comercialização de destinos nos mercados nacionais e internacionais, além de possibilitar o fortalecimento do grupo por meio da troca de negócios entre as próprias operadoras e receptivos. Qualificação e capacitação dos agentes operadores, participação de reuniões técnicas para fortalecimento do setor, além de viagens de reconhecimento de produtos e destinos, participação em feiras e eventos profissionais são alguns exemplos de benefícios oferecidos. Os produtos e contatos dos participantes são divulgados no Portal Minas Gerais, gerenciado pela Secult.

Para se habilitar no Programa Minas Recebe, as agências e operadoras de receptivo devem estar sediadas em Minas Gerais; possuir ativos o CNPJ, Cadastur e Inscrição Municipal; emitir nota fiscal ou documento equivalente; operar e comercializar produtos turísticos de Minas Gerais; possuir site, blog ou rede social. O processo de habilitação é aberto no início de cada ano, e os interessados se inscrevem por meio de formulário on-line no Portal Minas Gerais e envio de documentos comprobatórios à Secult.