Governo recebe consulados de diversos países para fortalecimento de parcerias estratégicas

  • ícone de compartilhamento

A busca por parcerias é uma estratégia do governo estadual para agilizar processos, captar recursos para projetos específicos, trocar experiências, potencializar as ações governamentais e conhecer o que tem sido feito em outros lugares do mundo a fim de aplicar soluções que sejam compatíveis à realidade do Estado e que gerem resultados positivos. E, nessa terça-feira (29/3), mais um passo para o fortalecimento foi dado, em reunião do Governo do Estado com representantes de consulados e escritórios de diversos países.

“Temos percebido uma série de oportunidades de apoio, parcerias, assessorias técnicas e trocas que podem proporcionar ao Governo de Minas melhorias contínuas na prestação de serviços aos cidadãos. Há uma infinidade de conhecimentos e experiências sendo gerados mundo afora, e queremos agregar este olhar externo e este tipo de apoio ao Estado”, explica a secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

Estiveram presentes representantes da Assessoria de Cooperação Nacional e Internacional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), a superintendente de Atração de Investimentos e Estímulo à Exportação, Barbara Barros Botega, e a assessora Rayssa Damásio Gonçalves de Freitas; os cônsules, em Belo Horizonte, de Portugal, Rui Almeida; da Argentina, Santiago Muñoz; do Reino Unido, Lucas Brown; além da especialista em Relações Públicas, Cynthia Rocha, representando a cônsul dos Estados Unidos, Katherine Ordoñez; e os representantes do Escritório de Negócios do Governo Holandês, Hans Blankenburgh e Luisa Rates.

Comitê Gestor

Na exposição aos cônsules, a coordenadora geral do Comitê Gestor de Captação de Recursos e Parcerias, Patrícia Hilário, explicou que, embora localizado estruturalmente na Secretaria de Planejamento e Gestão, o Comitê é um canal de articulação de parcerias e fomento de recursos que envolve todos os órgãos e entidades do Estado. “O Comitê é também responsável por orientar e acompanhar os processos de articulação e parcerias para o desenvolvimento de projetos prioritários para o Estado, de forma transparente e segura para todos os envolvidos”, disse.

Criado em janeiro deste ano, o comitê atua como ponto focal na busca e recepção de parcerias estratégicas e fomento de recursos. “Em um estado tão grande como Minas Gerais, muitas vezes, um potencial parceiro não sabe a quem ou a qual órgão recorrer para manifestar interesse e o nosso propósito é facilitar esse acesso”, explica a coordenadora geral.

Algumas áreas consideradas estratégicas para o Estado na captação de parcerias por meio do Comitê, são, por exemplo, os projetos com foco em pesquisa e desenvolvimento, projetos socioambientais, projetos educacionais, desenvolvimento de sistemas de informação, inovação na área de infraestrutura e transporte e o chamado tripé do saneamento básico, que envolve o abastecimento de água, esgotamento sanitário e gestão de resíduos sólidos. Além disso, o Comitê visa também, compartilhar as experiências exitosas do Estado com outros países.