Grupo dá continuidade a Plano Estadual da Gastronomia Mineira
O grupo gestor que busca desenvolver o Plano Estadual da Gastronomia Mineira (PEGM) realizou reunião virtual para programar as próximas ações para fortalecimento do setor.
Integrante, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) participa por meio do Núcleo de Turismo Criativo. No último encontro, a subsecretária de Turismo da Secult, Marina Simião, sugeriu aos quase 30 participantes que compartilhassem boas práticas identificadas nesse período de quarentena, ligadas à gastronomia, que possam contribuir para a revisão do PEGM e torná-lo mais adequado às atuais demandas.
“Quanto mais informação circular, melhor. Também falamos sobre alguns protocolos de retomada do setor que têm grandes chances de dar certo”, opinou Marina.
Fama e qualidade
O grupo também repercutiu os últimos avanços na área, a exemplo da certificação alcançada por alguns produtos alimentícios do estado. Também presentes, técnicos do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) detalharam os processos do Certifica Minas, programa que funciona com o objetivo de contribuir para que produtos agropecuários mineiros possam ocupar novos mercados de forma mais competitiva. Além disso, a certificação possibilita ao consumidor acompanhar as etapas da cadeia produtiva, de modo que possa comprovar a qualidade dos produtos e o respeito às boas práticas.
Já participam do programa de certificação produtos como queijos artesanais, azeites, cafés, frutas, cachaças, ovos e frangos caipiras, leite e carne bovina. Só para o café, o Certifica Minas já concedeu o selo a 1.347 produtores em 166 municípios mineiros.
"A certificação é importante por dar ainda mais visibilidade a produtos, também alinhados ao novo perfil do consumidor, cada vez mais consciente da importância da rastreabilidade e interessado em detalhes a respeito dos processos que levam os alimentos à sua mesa”, explicou o gerente de Certificação do IMA, Rogério Fernandes, na reunião de quinta-feira (18/6).
PEGM
O Plano Estadual da Gastronomia Mineira (PEGM) prevê atividades em diversas frentes para o desenvolvimento de políticas públicas, proposição e revisão de estratégias e ações para fomentar a gastronomia no estado.
O grupo realiza reuniões regulares, com próximo encontro virtual previsto para o dia 9/7.