Hemominas e Associação Europeia de Bancos de Tecidos e Células compartilham experiências
A Fundação Hemominas recebeu, nesta semana, a visita do diretor da Sociedade Alemã para Transplante de Tecidos, Martin Börgel, que também preside a European Association of Tissue and Cell Banks (EATB), em português, Associação Europeia de Bancos de Tecidos e Células. O encontro foi uma oportunidade para troca de experiências entre os bancos brasileiro e alemão.
A EATB é uma associação científica sem fins lucrativos, que tem como objetivo apoiar e promover a ciência, a pesquisa e o ensino na área de banco de tecidos e células e em setores afins, internacionalmente e na Europa.
Börgel visitou o Centro de Tecidos Biológicos (Cetebio), unidade da Hemominas localizada em Lagoa Santa. Ele participou de reunião com a presidente da Hemominas, Júnia Cioffi, a diretora técnico-científica da fundação, Maísa Ribeiro, e a coordenadora do Cetebio, Márcia Salomão.
“Ações como essa ampliam a troca de experiências, trazendo bons resultados para as duas instituições, e podendo, inclusive, dar frutos futuros, como a possibilidade de pesquisas e projetos conjuntos”, avalia Júnia Cioffi.
O presidente da EATB explicou que os bancos de tecidos e células alemães não recebem incentivo do governo. “Os serviços prestados têm um custo para a população e os lucros são investidos em novas tecnologias pela empresa”, afirmou. O funcionamento é bastante diferente no Brasil: a Hemominas oferece assistência gratuita à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Cetebio
O Cetebio integra diversos bancos de tecidos e células (Banco de Medula Óssea, Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário e o Banco de Sangues Raros) em uma única estrutura física e organizacional.
A unidade é responsável pela prestação de serviços especializados de alta complexidade em atividades de coleta, processamento, criopreservação e distribuição de células e tecidos biológicos, segundo critérios de qualidade internacionais e normas técnicas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).