Hemominas orienta voluntários a agendar doações
Com o objetivo de organizar o fluxo de atendimento, evitando aglomerações para que as doações de sangue ocorram da forma mais segura possível, a Fundação Hemominas está orientando a população para que agende suas doações on-line ou pelo MGapp. As unidades do serviço estão funcionando normalmente em todo o estado e, especialmente agora, com a pandemia do coronavírus – Covid-19, é fundamental que pessoas saudáveis compareçam à instituição e contribuam para a manutenção dos estoques de sangue.
Caso contrário, os pacientes hematológicos atendidos pela fundação em Minas Gerais, bem como todos aqueles que estão nos hospitais na dependência de transfusões, ficam duplamente fragilizados: pelo vírus em si e pela falta de sangue e hemocomponentes necessários à sobrevivência.
As unidades da Hemominas são ambientes seguros - estar saudável é uma condição básica para ser um doador. Atenta às recomendações do Ministério da Saúde, a fundação intensificou os procedimentos de higienização e prevenção, entre eles, a obrigatoriedade do uso do álcool gel / líquido 70% nas mãos para qualquer doador ou pessoa que entrar nas unidades.
Além disso, só serão aceitas caravanas de doadores de, no máximo, dez pessoas e as salas de espera das unidades, como as de coleta do sangue, foram reorganizadas de forma a garantir um distanciamento mínimo de um metro entre os doadores.
Os procedimentos são realizados por profissionais capacitados e que seguem todas as normas de proteção e prevenção, a fim de proporcionar segurança para quem doa e sangue de qualidade para o paciente. Mais do que nunca, é necessário o exercício da solidariedade.
Para agendar a doação de sangue é preciso estar em plenas condições de saúde. Consulte aqui os endereços e horários de funcionamento da Hemominas.