Hemominas treina profissionais de saúde que vão atuar no Pace de Itajubá
A Fundação Hemominas inaugura, na segunda quinzena de novembro, em Itajubá, no Sul de Minas, o Posto Avançado de Coleta Externa (Pace). O objetivo é ampliar o universo de doadores de sangue no estado e, assim, contribuir para manter os estoques em níveis adequados.
Inicialmente, o atendimento aos doadores será semanal, com a expectativa de receber cerca de 50 doações de sangue a cada vez. Além da população local, o Pace vai alcançar a microrregião do município. O funcionamento do posto vai envolver 20 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal administrativo.
A nova equipe recebeu treinamento, em 6/10, no Hemocentro de Belo Horizonte (HBH), para a execução dos procedimentos requeridos. Os profissionais também fizeram um ‘Hemotur’, conhecendo todos os setores, etapas e processos relativos ao ciclo do sangue - desde a captação até a transfusão.
“Ao vivenciarem na prática o processamento do sangue, bem como compreender a importância do cumprimento das normas técnicas, eles salientaram que tudo o que viram e apreenderam aumentou-lhes a responsabilidade quanto ao processamento do sangue coletado no Pace de Itajubá, no sentido de assegurar a mesma qualidade dos procedimentos observados na produção dos hemocomponentes que a Hemominas oferece à população”, disse a assessora da Coordenação dos Serviços de Enfermagem da Rede Hemominas, Jaciane Silva.
O Pace tem uma estrutura semelhante a uma Unidade de Coleta da Hemominas e funciona em datas e horários pré-definidos duas ou quatro vezes por mês. Essa nova modalidade de realização de coleta acontece por meio de uma parceria entre a Fundação Hemominas e a prefeitura/secretarias de Saúde das cidades com mais de 50 mil habitantes.