Hospital da Unimontes participa da campanha “Junho Vermelho”

  • ícone de compartilhamento

A partir deste sábado (1/6), o Hospital Universitário Clemente de Faria, vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), inicia a mobilização para estimular a doação de sangue no Hemominas. O HUCF é um dos participantes da campanha “Junho Vermelho”, em celebração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho.

A ação conta com a adesão de outras instituições de saúde credenciadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Montes Claros: Santa Casa, Hospital Aroldo Tourinho e Hospital Dilson Godinho.

A campanha também será extensiva nas demais unidades da Unimontes. O objetivo é atrair o maior número de potenciais doadores ao Hemominas, entre os dias 10 e 14/6. Antes deste prazo, a mobilização será feita em todas as unidades e setores internos do Hospital Universitário e também no campus-sede, junto aos professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos, com o efeito multiplicador aos familiares.

Os coordenadores consideram a campanha pertinente diante da aproximação do período do inverno, quando, normalmente, os estoques dos bancos de sangue são reduzidos por causa da queda nas doações.

Para doar, os voluntários deverão fazer o agendamento junto ao Serviço “Fale Fácil do Hemominas” – disque 155 – ou pelo número (38) 3224-8238. Podem ainda comparecer diretamente à unidade do órgão em Montes Claros, na Rua Urbino Viana, 640, ao lado da Câmara Municipal. Há, ainda, o aplicativo MGapp, no qual o interessado pode agendar o atendimento/doação.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos (os candidatos entre 16 e 17 anos ou com mais de 60 anos devem conhecer as normas e documentos necessários para a ação); quem estiver em boas condições gerais de saúde; quem mantém um estilo de vida saudável e não se expõe a situações com risco acrescido para aquisição de doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis; e quem pesa acima de 50 kg.