IDE-Sisema passa a integrar banco de dados do IBGE
Já está em curso a integração da Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema), planejamento territorial desenvolvido pelo Governo de Minas, à plataforma nacional Diretório Brasileiro de Dados Geospaciais (DBDG) da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde), gerenciado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A parceria institucional entre os dois órgãos, alinhada em reunião realizada no dia 8/7, permite que todos os usuários da Inde tenham acesso aos geosserviços disponibilizados pela IDE-Sisema. Restam agora questões técnicas para que a plataforma mineira esteja 100% consolidada dentro das regras da rede do DBDG/Inde.
Na prática, isso significa uma mudança da abrangência geográfica da IDE-Sisema, que antes ficava restrita ao território de Minas Gerais. Com a integração à ferramenta nacional, a IDE-Sisema pode apoiar usuários, por exemplo, na hora de fazer análises territoriais regionalizadas sobre atributos ambientais como relevo, hidrografia, vegetação, e outros, em mais de um estado.
Dados atualizados mostram que, desde fevereiro de 2018, a IDE-Sisema já teve quase 138 mil usuários cadastrados e mais de 609 mil acessos, com entradas em todos os cinco continentes.
O diretor de Gestão Territorial Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Fabrício Lisboa, destaca que posicionar a IDE-Sisema na plataforma da Inde vai trazer uma abrangência nacional para a iniciativa mineira, com expectativa de crescimento exponencial de acessos.
O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, detalha a origem da plataforma e seus avanços. "A IDE é a maior iniciativa de integração de informações ambientais, sociais, culturais e afins que Minas Gerais teve nos últimos anos. É muito gratificante que o IBGE reconheça isso. Ganhamos em racionalidade de análise, agilidade e eficiência nos processos ambientais", afirmou.
A IDE-Sisema
A plataforma permite a visualização completa das características ambientais existentes no território mineiro. Por meio de camadas geoespaciais, a IDE disponibiliza ao público externo e aos analistas ambientais do Sisema informações decisivas para a regularização de empreendimentos a partir do licenciamento ambiental e também para outros serviços ambientais em Minas Gerais.
A IDE-Sisema pode ser acessada de forma gratuita, neste link. Para conhecer a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais, que conta com mais de 10 mil camadas de geosserviços, clique aqui.