Idene e Seplag apresentam projetos de desenvolvimento em reunião da Sudene

  • ícone de compartilhamento

Minas Gerais foi representada pelo diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), Nilson Borges, e pela secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag), Luísa Barreto, em reunião do Comitê de Articulação das Secretarias de Estado da Área de Atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), nesta sexta-feira (17/5), em Recife (PE). O governo mineiro apresentou mais de 240 ações de desenvolvimento, sendo boa parte delas ligadas à infraestrutura.

Atualmente, 85 municípios mineiros das regiões Norte e Nordeste estão na área da Sudene, o que faz com que o estado tenha participação efetiva em todas as discussões de projetos e ações de desenvolvimento. A Sudene - que está vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional - integra ainda todos os estados do Nordeste brasileiro e 25 municípios do Espírito Santo.

O diretor Nilson Borges considerou fundamental a participação de Minas Gerais no encontro para pautar o Conselho Deliberativo  (Condel) da Sudene, que reunirá os governadores ou vice-governadores dos estados que integram a Sudene. A reunião do Condel está marcada para o dia 24 de maio, em Recife, e Minas Gerais já tem a presença confirmada do vice-governador, Paulo Brant.

Entre as mais de duas centenas de ações e projetos apresentados à Sudene pelo diretor-geral Nilson Borges e pela secretária-adjunta Luísa Barreto, está a duplicação do trecho entre Montes Claros e Cachoeira de Pajeú da BR-251, considerado um dos mais movimentados da rodovia. A 251 começa pela Bahia passando por Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.

Outra iniciativa mostrada é a melhoria na BR-116, no trecho de Divisa Alegre e Governador Valadares, assim como da malha ferroviária no trecho entre Montes Claros e Salvador, explorado pela  Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), e ainda a melhoria da qualidade viária da BR-030.

Também foram apresentadas as ações no contorno de Montes Claros, ligando à BR-135 sentido Januária à BR-135 sentido Belo Horizonte, à BR-251 e MG-308; projetos relacionados às barragens de Jequitaí, Congonhas e Berizal; projetos de energia renovável e outros relacionados à fruticultura em Jaíba e região; programas voltados  à  segurança hídrica e meio ambiente; o projeto do Cinturão Digital no Norte e Nordeste de Minas Gerais e iniciativas nas áreas de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Segurança Pública.