IMA apresenta desafios da defesa agropecuária para startups do Seed

  • ícone de compartilhamento

Após diagnóstico realizado junto aos servidores para identificar gargalos que podem comprometer o atendimento ao cidadão, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), mostrou desafios para as empresas embrionárias participantes da nova rodada do programa de aceleração de startups Seed - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development.

Nesta edição especial do programa de aceleração, startups têm a oportunidade de oferecer soluções tecnológicas para gargalos presentes nos órgãos estaduais, contribuindo para a resolução de problemas que comprometem o atendimento ao cidadão.

Três pontos apresentados pelo IMA foram aprovados para o desenvolvimento de soluções tecnológicas por parte das empresas: atendimento de notificações de doenças nos rebanhos; identificação de animais para o diagnóstico laboratorial e trânsito; e contagem do rebanho nas propriedades rurais, eventos pecuários e veículos transportadores.

As soluções a serem apresentadas pelas startups e suas futuras implementações aos serviços do instituto, segundo a coordenadora do Núcleo de Inovação e Modernização (NIM) do IMA, Mariana Brancaglion, terão "potencial, inclusive, para serem modelos também em outros órgãos do setor em todo o país, gerando ainda mais reconhecimento e notoriedade aos seus desenvolvedores”, destaca a coordenadora do NIM Mariana Brancaglion.

Seed

Unindo de forma criativa e estratégica gestão pública e iniciativa privada, o Seed é um programa de aceleração de startups do Governo de Minas, executado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) direcionado a empreendedores que queiram desenvolver seus negócios no estado.

Na rodada atual, o foco está na busca por soluções para desafios da gestão pública (GovTechs).

Startups interessadas em oferecer soluções tecnológicas para os desafios do IMA e de outros diversos órgãos selecionados ainda podem se inscrever. O prazo vai até 12 de fevereiro. O edital está disponível para consulta neste link.