IMA controla população de morcegos hematófagos no Vale do Mucuri 

  • ícone de compartilhamento

Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realizou, nas últimas semanas, força-tarefa para captura do morcego hematófago Desmodus rotundus nos municípios de Bertópolis, Carlos Chagas, Santa Helena de Minas, Nanuque, e outras cidades limítrofes da aldeia indígena Maxakali, no Vale do Mucuri.  A operação apreendeu cerca de 200 morcegos transmissores da raiva em herbívoros (bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos), em abrigos, casas abandonadas, cisternas, poços e ocos de árvores. Depois de capturados, os morcegos receberam uma carga de pasta vampiricida sobre o dorso e foram soltos para o habitat natural. 

O objetivo é realizar o controle populacional dos morcegos, preservando a saúde das pessoas e dos animais de produção, amenizando eventuais prejuízos ao agronegócio. 

Além das ações fiscalizatórias, os trabalhos de educação sanitária, que consistem em palestras para as comunidades, produtores rurais e profissionais da saúde, se estenderam aos municípios de Pradinho e Umburaninha, na mesma região. Mais detalhes em www.ima.mg.gov.br