IMA participa da 1ª Oficina de Educação e Comunicação em Defesa Agropecuária realizada pelo Mapa

  • ícone de compartilhamento

Fortalecer o Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa). Este foi o objetivo da 1ª Oficina de Educação e Comunicação em Defesa Agropecuária realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), entre 16/11 e 18/11, em Brasília (DF). O evento reuniu 40 profissionais dos órgãos de defesa agropecuária de todo o Brasil para a criação da estrutura organizacional e do planejamento estratégico que serão construídos de forma coletiva.

A iniciativa é uma oportunidade para trocar experiências e resultados entre os órgãos, promovendo a sanidade, inocuidade e qualidade dos produtos agropecuários brasileiros.

Destaque na promoção da educação sanitária em Minas Gerais, a médica veterinária do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Ana Cristina Paiva, presente no evento, avalia o encontro. “O IMA é referência em educação sanitária em todo o país. Creio que essa oficina foi um marco histórico para a reconstrução da rede de técnicos educadores. Contamos agora com uma coordenação nacional do Mapa, o que fortalece nossas atividades educativas. Está previsto um congresso de educação em defesa agropecuária para 2023”, sinaliza.

Participaram do encontro representantes do setor produtivo, de entidades de classe, de defesa do consumidor, universidades e instituições de pesquisa, como a Fundação Nacional de Saúde e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.

Educação Sanitária

A educação sanitária é uma atividade estratégica e instrumento para promover a participação e inclusão da sociedade e dos setores agropecuários no cumprimento da defesa agropecuária.

O processo educativo desenvolve, de modo contínuo, em programas e atividades que utilizam diferentes meios de comunicação para a difusão de conhecimento.

O objetivo é estimular a mudança de hábitos e desenvolver o sentido de responsabilidade coletiva e individual nos participantes das cadeias produtivas da agropecuária e na população.

Nas ações educativas são aplicados diferentes métodos para estimular e promover mudanças cognitivas, afetivas e psicomotoras em produtores rurais, consumidores, estudantes e outros públicos envolvidos. Dentre elas estão as palestras, reuniões, dias de campo, demonstrações, contatos interpessoais, entre outros.